Conteúdo editorial apoiado por

Conheça 10 mitos e verdades sobre a previdência privada

Empresa do ramo mostra alguns mitos sobre os planos

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – São muitos os planos de previdência privada disponíveis nas instituições financeiras. Com diferentes características, os investidores podem escolher aquele que mais lhe agrada e que melhor se encaixa nos seus objetivos. No entanto, muitos ficam confusos com alguns detalhes e acabam escutando muitos rumores sobre o investimento. Pensando nisso, a empresa de planos de seguros, capitalização e programas de benefícios, MetLife, elaborou uma lista com 10 mitos e verdades sobre o assunto.

Confira quais são eles:

1 – “No plano de previdência, você define quanto e quando quer receber a sua renda”. Verdade.

Ebook Gratuito

Como declarar investimentos no Imposto de Renda

Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

É possível definir uma idade para resgatar a reserva acumulada, que se transformará em renda a partir desse momento. Além disso, o investidor também pode optar pela maneira como irá receber essa renda, podendo ser através de benefícios, rendas vitalícias ou temporárias.

2 – “A previdência privada é uma forma de investimento contratado para garantir uma renda ao comprador ou seu beneficiário” Verdade.

A MetLife lembra que a maior parte das pessoas enxerga a previdência como forma de investimento apenas, e não como “seguro”. “As seguradoras cuidam dos setores que auxiliam o bem-estar da pessoa física, seja diretamente ou indiretamente, como no caso dos planos de Previdência Privada, que o auxiliarão na aposentadoria”.

3 – “Além da aposentadoria, é possível ter outros benefícios”. Verdade.

Além daquilo que já lhe é garantido, o investidor pode ter outros benefícios durante o período de acumulação, protegendo-o contra morte ou invalidez.

4 – “Quem é jovem não deve se preocupar, pois ainda tem muito tempo para pensar em aposentadoria. E quem é mais velho já não tem mais tempo para adquirir um plano”. Mito.

Muito pelo contrário. A dica dos especialistas é começar a investir em um plano de previdência ainda jovem para acumular uma boa quantia para a aposentadoria.

E no caso de uma pessoa de 45 anos, por exemplo, ela ainda terá cerca de 15 anos para juntar esse dinheiro, ainda mais com o aumento na expectativa de vida.

5 – “As alíquotas do Imposto de Renda diminuem à medida que o tempo passa”. Depende.

Depende do plano contratado (regressivo ou progressivo). No caso do plano regressivo, é exatamente isso o que acontece. Quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor será a incidência do IR. Já no caso do progressivo, o investidor paga o imposto no resgate, seguindo a mesma tabela que tributa os salários.

6 – “Fundos de previdência são aplicações de longo prazo”. Verdade.

Está correto, pois caso o investidor resgate o dinheiro antes do previsto, a alíquota do IR será mais alta do que a de fundos de investimento de longo prazo.

7 – “Caso a instituição escolhida quebre, o beneficiário perde tudo”. Depende

De acordo com a MetLife, a Lei Complementar 109 passou a oferecer segurança jurídica aos planos de previdência, já que as regras que regulamentam o setor estão muito rígidas. 

8 – “A portabilidade permite que o participante ou segurado migre para outra entidade”. Verdade.

Essa regra só é válida para o período de acumulação. Se o investidor ainda estiver poupando, ele pode migrar para outro plano sem custos adicionais. Já na fase da aposentadoria, não é permitido.

9 – “É preciso muita disponibilidade financeira para adquirir um plano de previdência privada”. Mito.

Já existem no mercado planos que permitem contribuições de R$ 30 no mês, o que desmistifica a ideia. E depois de abertos, alguns permitem que o beneficiário aplique a qualquer momento, aproveitando um momento de sobra de recursos.

10 – “O plano de previdência é indicado somente para alguns perfis de renda e classe social”. Mito.

O valor máximo pago pela previdência social  é de R$ 3.689,66, por isso se recomenda a previdência privada para quem ganha acima disso. “No entanto, o investimento, que pode ser iniciado desde cedo e agora com valores cada vez mais populares, é uma forma de garantir a renda complementar garantindo mais tranquilidade e estabilidade durante sua aposentadoria”, diz a MetLife.