Qual a relação entre a taxa Selic e a inflação?

O assessor de investimentos da Aequilibrium Investimentos, Bruno Ponciano, esclarece as dúvidas 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (16), a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) de manter a Selic em 6,5% surpreendeu e agitou o mercado, que esperava mais um corte na taxa de juros.

Ao mesmo tempo em que muitos brasileiros não entendem o que é a Selic e como ela impacta seu dia a dia, também fica a dúvida da relação dela e a inflação brasileira, indicada mensalmente através do IPCA.

Eles são indicadores diferentes: a Selic é definida pelo Banco Central a cada 45 dias, nas reuniões do Copom, enquanto o IPCA é determinado pela lei da oferta e demanda do mercado – ou seja, indica o aumento de preços de uma determinada cesta de produtos, causado pelo crescimento da demanda e redução na oferta.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Qual a relação?

Como explica o assessor de investimentos Bruno Ponciano, da Aequilibrium Investimentos, a Selic é uma ferramenta do governo para controlar a inflação (no caso, o IPCA). Quando o governo aumenta a Selic, ele torna o dinheiro “mais caro” e dificulta o acesso a ele, pois aumentam os juros do cartão de crédito, cheque especial e empréstimos.

“Quando o governo faz esse aumento, ele está tentando dizer pro indivíduo que não é a hora de comprar, tomar decisões de compra mais caras”, disse Ponciano. No longo prazo, essa estratégia controla a inflação.

Por outro lado, quando há uma redução na Selic, a intenção é a contrária: movimentar a economia e trazer crescimento. Com fácil acesso ao dinheiro, o indivíduo consome mais. Até a decisão do Copom desta quarta-feira (16) de manter a Selic, ela sofreu doze reduções seguidas, justamente com esse objetivo.

Invista seu dinheiro nos melhores produtos de melhor rendimento. Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos