Dinheiro x emoção: 2 livros para melhorar suas decisões financeiras

A Anbima elegeu dois livros sobre finanças comportamentais para te ajudar a entender melhor sua relação com o dinheiro

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Finanças comportamentais é o estudo da influência dos fatores emocionais nas decisões relacionadas a dinheiro. Não, nem só porque é seu dinheiro que suas escolhas serão racionais. Para ajudar na compreensão desses efeitos e tomar decisões que vão tornar seu dia a dia financeiro e seu futuro mais fáceis, a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) elegeu dois livros e publicou em seu site de educação financeira. Confira: 

Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

Com uma linguagem simples, o livro ajuda a entender como a mente funciona na hora de tomar decisões. O autor apresenta duas formas de pensar, como diz o título: uma forma rápida e intuitiva, ligada à emoção, e outra mais devagar e lógica, voltada para à racionalidade.Essa separação causou impacto em diversas áreas, de psicologia e medicina a economia e política. A ideia de que o homem é essencialmente racional foi colocada em xeque ao apresentar a influência das impressões intuitivas em nossas decisões.

“Falo das características do pensamento intuitivo e do deliberado como se fossem traços e disposições de dois personagens em sua mente”, escreve o autor na introdução do exemplar. Ao entender essas duas maneiras, é possível identificar, compreender e nos proteger de ciladas que nossa mente prega. As teses que permeiam o livro deram ao autor o Prêmio Nobel de Economia de 2002.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Previsivelmente irracional,de Dan Ariely

Apesar de acharmos que nossas decisões são racionais, o autor mostra que nem sempre é assim. O livro mostra como nossas emoções possuem grande influência sobre as decisões que tomamos e o nosso comportamento. Quem nunca foi ao cinema, pediu pela pipoca pequena, mas mudou de ideia rapidamente quando a atendente disse que a maior era apenas R$ 0,50 a mais? Ou, então, prometeu fazer atividade física todos os dias, mas no primeiro convite para um happy hour deixou a academia para o dia seguinte? Pois é, essas são algumas escolhas que parecem racionais, mas não são.

Ariely diz: “meu objetivo, no final deste livro, é ajudá-lo a repensar profundamente sobre o que faz mover as pessoas que o rodeiam. Espero poder conduzi-lo a conclusões apresentando-lhe um vasto leque de experiências científicas, descobertas e situações caricatas que são, em muitos casos, divertidas. Quando reparar que certos erros que cometemos são sistemáticos, como os repetimos vez após vez, julgo que poderá começar a perceber como evitá-los.”

O autor é professor de psicologia e de economia comportamental. Nasceu em Nova Iorque e ensina na Universidade de Duke, sendo o fundador de The Center for Advanced Hindsight.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra uma conta na Rico