Bitcoin tem “grande problema de imagem”, que precisa ser resolvido, segundo professor de tecnologia

A moeda vem se tornando cada vez mais popular, tanto entre investidores, quanto entre consumidores    

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O Bitcoin vem se tornando cada vez mais popular, tanto entre investidores que pensam em aplicar quanto entre pessoas que têm curiosidade de conhecer mais sobre a moeda digital. No entanto, o bitcoin tem um “grande problema de imagem”, segundo Hank Lucas, professor da Universidade de Maryland, que desenvolve estudos sobre tecnologias disruptivas.

Uma das razões pelas quais o bitcoin se popularizou tão rápido é porque os comerciantes não precisam pagar taxas de transação, afirma Lucas. E por outro lado, é também popular entre os consumidores porque oferece mais anonimato ao fazer uma compra, acrescentou o professor ao CNBC.

Mas apesar do seu crescimento, a maioria das pessoas permanecem céticas em relação a moeda, diz o professor. “Um dos maiores problemas do bitcoin é que as pessoas não entendem como a moeda é criada e por isso nem todo mundo confia em adotá-la para transações”, afirma.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele acredita que o bitcoin deveria ser melhor explicado para a população. “Você nunca vê um anúncio para bitcoin. Você não vê propagandas que favorecem o bitcoin”, disse Lucas. “Mas se houvesse uma moeda digital que fosse comercializada de maneira que os consumidores pudessem entender, poderia se tornar a moeda digital que daria certo no futuro”.

O professor entende que o bitcoin pode vir a ser o Napster (concorrente do Spotify) na área de moedas digitais, caso não solucione esse problema de imagem. “Pode ser a moeda que traz a mudança e a transição para os pagamentos digitais, mas não consegue se manter como líder de mercado porque um concorrente se comercializa melhor e oferece mais segurança aos consumidores”, diz.

Considerando as flutuações de preços, é natural que as pessoas tenham um certo receio em adotar a moeda. “Eu acho que esse é um grande problema para os consumidores. Se um banco falir, você recupera seu dinheiro, ou pelo menos parte dele, mas e se você perder dinheiro no mundo digital? Isso desencoraja pessoas que não entendem de moedas virtuais”, explica.

Continua depois da publicidade

“É difícil afirmar se o bitcoin vai ou não ser a moeda virtual dominante do futuro”, disse Lucas. Certamente, não há escassez de moedas digitais alternativas – Namecoin, Litecoin e Dogecoin, para citar algumas. Mas sem dúvidas, o bitcoin é, de longe, o mais popular e amplamente utilizado da categoria. “No entanto, é muito cedo para saber se a popularidade vai durar mesmo”, disse Lucas.

O bitcoin está crescendo e pode crescer ainda mais se for comercializado de maneira mais didática e explicativa, para alcançar mais pessoas e atrair mais investidores e consumidores, segundo o professor.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.