Brasileiros da Geração Y cometem um erro grave ao investir, mostra pesquisa

41% dos jovens deixa de destinar fundos aos seus objetivos financeiros  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A ambição de reserva financeira da Geração Y não é muito alta. Mesmo assim, o comportamento desses jovens não faz jus aos seus objetivos: eles simplesmente desistem.

Foi isso que descobriu uma pesquisa do banco Neon que analisou mais de 10 mil representantes dessa geração a partir de sua base de clientes.

De acordo com o banco, 78% dessas pessoas almeja atingir reserva de até R$ 5.000, número obtido através da ferramenta “Objetivos”. Para isso, destinam até R$ 300 dos rendimentos mensais a algum fundo ou aplicação. O problema? Falta de consistência.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O banco descobriu que 41% das pessoas da Geração Y acaba desistindo de aplicar após um tempo. Essa foi a taxa de cancelamento dos chamados objetivos. Entre as aplicações, 81% não eram programadas.

Repetição

Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostrou que, no que diz respeito ao investimento em ações, o comportamento da geração do milênio não é diferente do que seus pais faziam antes. Em termos gerais: eles investem com base em seu sentimento com relação às marcas, alimentando uma euforia perigosa.

Continua depois da publicidade

Em coluna para o Market Watch, a situação foi destrinchada. “Há não muito tempo atrás, investidores inexperientes, atraídos pelo potencial de uma internet que ia ‘mudar tudo’, jogaram pilhas de dinheiro em novas ponto com e empresas como a Cisco”, diz o colunista. “Ninguém esperava que a fase boa acabaria, mas é claro que acabou, e mesmo investidores fora do day-trade, que apostaram pesado em tecnologia e internet, perderam tudo”.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney