6 filmes que todo investidor deve assistir, segundo a Suno Research

O fundador da Suno revela sua lista filmes

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O aprendizado dos investidores pode estar muito além de cursos que ensinam análises fundamentalista, técnica e cálculos. Pensando nisso, Tiago Reis, fundador da Suno Research, fez uma lista com seis filmes que podem agregar conhecimento sobre investimentos.

“A lista de filmes que recomendamos é seleta, uma vez que muitos dos filmes hollywoodianos que abordam a Bolsa de Valores e o mundo dos investimentos estão repletos de clichês e de glamour que não retratam os valores que transmitimos aos nossos leitores”, explica Reis.

O fundador da Suno conta que excluiu da lista filmes que “vendem uma ilusão de que o mercado de capitais é um lugar em que apenas pessoas desonestas entram para obter ganhos rápidos”.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira os títulos indicados e as considerações de Tiago Reis sobre cada um deles:

Betting on Zero*

Produzido por Ted Braun, o documentário disponível na Netflix “Betting on Zero”, trata da polêmica envolvendo a empresa Herbalife e mostra o posicionamento contrário de dois megainvestidores Carl Icahn e Bill Ackman. O documentário retrata casos de imigrantes distribuidores de produtos da marca cuja busca por retornos altos não teve um final feliz.

Continua depois da publicidade

O documentário ainda conta com participação do investidor Bill Ackman que explica seu posicionamento contrário à empresa, alegando haver uma fraude que levará a Herbalife a um colapso. Os executivos da empresa e um de seus acionistas majoritários, Carl Icahn, não quiseram participar. Contudo, o documentário conta com gravações e pronunciamentos que estes fizeram publicamente.

É um documentário que vale a pena assistir para ver como dois grandes investidores podem se posicionar de forma diferente sobre um mesmo assunto, aprender alguns conceitos da Bolsa de Valores, como o “short selling” e, finalmente, ver diversos casos onde as promessas de altos retornos fizeram os mais despreparados de vítimas.

 Becoming Warren Buffett

Lançado no início deste ano, o documentário “Becoming Warren Buffett”, ou “Como ser Warren Buffett”, em português, trata um pouco sobre a vida desse investidor que pode ser considerado o papa do value investing.

Não se trata de um documentário sobre os métodos de investimento do “Oráculo de Omaha”, e sim sobre a vida de Buffett, desde a infância, mostrando um pouco de seu vício por números, sua rotina simples e dedicada ao funcionamento de sua empresa Berkshire Hathaway.

A obra descreve bem a trajetória profissional e pessoal de Warren Buffett e também mostra um lado seu que talvez poucos conheçam, mas extremamente relevante, que é a sua relação com a filantropia, sendo a pessoa que realizou a maior doação da história.

Recomendamos que assistam esse documentário justamente por se tratar de um documentário muito bem feito e sobre a vida do investidor que merece mais atenção, que é um exemplo a ser seguido em todos os aspectos por todo mundo que se interessa por investimento.

A Grande Aposta

O filme de 2015 “A Grande Aposta”, estrelado por nomes como Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt, trata a crise financeira de 2008 sob a ótica de alguns investidores que conseguiram antevê-la e lucraram em cima disso.

Inspirado em fatos reais, é um filme que explica como um grupo de investidores conseguiu prever a crise que estava por vir, apostando através de derivativos contra ativos relacionados ao setor imobiliário norte-americano.

De forma leve e descontraída, o filme explica alguns termos e conceitos do mercado financeiro com analogias do cotidiano, fácil de entender. Atualmente, o filme está disponível para assistir na Netflix.

O Homem que Mudou o Jogo

O filme “Moneyball: o Homem que Mudou o Jogo”, estrelado por Brad Pitt, foi lançado em 2011 e discorre sobre a história de um gerente de um time de baseball que junto a seu assistente fazem uso de uma análise estatística dos jogadores para contratá-los.

O que chama atenção é o método utilizado pelo gerente do time para analisar as potenciais contratações, que permite enxergar números que muitos não viam e contratar bons jogadores que estavam subvalorizados.

Recomendamos este filme pela relação que este método tem com os conceitos do investimento em valor, onde apesar das limitações financeiras do time de baseball, o gerente conseguiu contratar bons jogadores desvalorizados e obter resultados surpreendentes.

Fome de Poder

Lançado em 2015 e disponível na Netflix, o filme “Fome de Poder”, estrelado por Michael Keaton, conta a história da criação e ascensão do McDonald’s pelo ponto de vista do empresário Ray Kroc e não dos irmão McDonald.

A ascensão de uma pequena lanchonete familiar até se tornar uma das maiores e mais conhecidas redes de fast-food do mundo ocorreu devido ao excelente modelo de gestão de Ray Kroc.

Este filme está nesta lista porque mostra como um gestor competente e visionário cria valor aos seus acionistas. Ray Kroc criou a maior empresa de restaurantes do mundo em valor de mercado e as ações da sua empresa seguem se valorizando por décadas.

 The Lost Interview: Steve Jobs

O documentário “The Lost Interview: Steve Jobs”, disponível na Netflix, trata de diversos aspectos relacionados à vida profissional de Steve Jobs e, principalmente, da Apple. A entrevista passa por vários aspectos importantes para o investidor, como gestão de pessoas, criação e desenvolvimento de produtos, marketing, inovação, competição, entre outros.

Apesar de não se tratar diretamente do mercado de ações, no final do dia, quem cria valor são as empresas e as pessoas, portanto, recomendamos fortemente que assistam a este documentário para entender melhor o modelo mental do fundador da empresa mais valiosa do mundo.

*A Herbalife escreveu uma nota ao InfoMoney alegando que o filme Betting On Zero “trata-se de um longo vídeo publicitário que tem como objetivo fazer uma campanha contra o setor de vendas diretas. (…) Idealizado e financiado por Bill Ackman, um investidor norte-americano, o vídeo tem como objetivo beneficiar sua própria aposta financeira contra a Herbalife Nutrição. Nesta aposta, Ackman atuou para tentar lucrar com a queda das ações da empresa na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE)”, defende-se a empresa.