Deixar o dinheiro parado no banco vai atrapalhar seu sucesso financeiro, diz especialista

Economizar não é suficiente para que você alcance o sucesso financeiro

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Por mais que a expressão “poupe mais, gaste menos” seja consenso entre os planejadores financeiros, há um ponto que geralmente é esquecido. Economizar é muito importante e às vezes pode ser mais fácil do que você imagina, mas se você está poupando demasiadamente e não está investindo da forma adequada, pode estar dificultando o seu caminho para o sucesso financeiro.

“Eu vejo pessoas com muito dinheiro guardado que, na maioria das vezes, foi resultado de altos salários e de grande responsabilidade, mas eles não sabem como proceder, ou seja, não sabem o que fazer depois de ter tanto acumulado”, explica a planejadora financeira Katie Brewer ao Business Insider.

Apesar de não prejudicar o futuro financeiro da pessoa por ter muito dinheiro acumulado no banco, Brewer explica que ela está perdendo grandes oportunidades ao deixar esse dinheiro parado, principalmente, se este estiver em uma conta bancária ao invés de investido em aplicações de boa rentabilidade.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A melhor alternativa seria parar de investir somente em renda fixa, por exemplo, quando o investidor tiver uma quantia que cubra um período referente de ao menos seis meses de despesas, também conhecido como fundo de emergência. A partir de então, ele pode aplicar em diferentes investimentos, de acordo com seus objetivos no curto e longo prazo. “Ao deixar o seu dinheiro parado, você está perdendo os juros e a oportunidade de aumentar o seu patrimônio”, diz Mary Beth Storjohann, planejadora financeira e CEO da Workable Wealth.

Investir, portanto, se torna fundamental, principalmente quando nos lembramos da importância dos juros compostos, que exercem um importante papel no crescimento da riqueza, rendendo o montante investido sem que o investidor tenha o mínimo de esforço. Quanto mais tempo o dinheiro estiver aplicado, maior será a sua rentabilidade.

Para perfis conservadores, por exemplo, a recomendação é investir em renda fixa, investimento mais indicado para objetivos a longo prazo, que garante segurança e ótimos retornos. A bolsa de valores, justamente por oferecer mais risco, é normalmente indicada para investidores de perfil arrojado/agressivo, pagando, na maioria das vezes, dividendos superiores ao da renda fixa.

Continua depois da publicidade

Considerando que cada cliente possui um perfil diferente, consultar uma ajuda especializa é importante para garantir que todas as necessidades e objetivos sejam atendidos.