Entenda por que Buffett doa tanto dinheiro para a caridade; “pode mudar a vida de muitas pessoas”

Uma memória incentiva o bilionário a trabalhar cada vez mais em prol da filantropia

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Warren Buffett é muito conhecido por sua fortuna e administração à frente da Berkshire Hathaway, mas não só por isso. Suas doações e atitudes filantrópicas são bastante comuns.

Muitos se perguntam porque o bilionário de 86 anos doa tanto dinheiro. Para entender o que se passa na cabeça de um dos homens mais ricos do mundo, o site Business Insider compartilhou algumas das intenções de Buffett.

Para incentivar a ideia de doações, Buffett criou um projeto chamado “The Giving Pledge”, junto com o casal Bill e Melinda Gates. É uma espécie de acordo cuja ideia é que as pessoas mais ricas do mundo dediquem a maior parte de sua riqueza à filantropia.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em um de seus discursos no “The Concordia Summit”, que reúne governos e líderes de ONGs, Buffett contou uma das experiências que marcou sua vida. Uma vez um “colega estava em cima do muro” sobre se doaria ou não parte de seu dinheiro, já que sua esposa não apoiava a inciativa. No entanto, os filhos do casal pediram para que a doação fosse feita e eles decidiram doar.

“A atitude das crianças foi muito consciente. Outras pessoas precisavam mais daquele dinheiro”, disse Buffett. Essa memória que ele leva consigo, o incentiva a continuar pedindo para que outros bilionários tenham mesma iniciativa de espalhar sua riqueza, ao invés de mantê-la toda em sua família.

“Eu mantenho um grupo de certificados de Berkshire Hathaway que eu comprei há 55 anos. Eles estão em um cofre. Aqui está um monte de dinheiro que não tem nenhuma utilidade real para mim, mas tem um enorme utilidade para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Esse dinheiro pode mudar a vida de outras pessoas. Qualquer coisa que eu quiser comprar, eu compro. Então, há um milhão de outras formas para que o dinheiro que pode realmente mudar a vida das pessoas”, afirmou Buffett.

Continua depois da publicidade

Atualmente, 156 bilionários fazem parte do acordo do “The Giving Pledge”, incluindo figuras do mundo financeiro e do universo da tecnologia, como Carl Icahn e Sheryl Sandberg.

“O mundo oferece resultados muito desiguais. Eu sou um homem branco, nascido nos Estados Unidos, e quero fazer algo melhor em um mundo capitalista…”, afirmou Buffett.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.