Em onde-investir

Especialista mostra "melhor estratégia para a acumulação de riqueza"

Planejador financeiro mostra o segredo para acumular dinheiro com investimentos

SÃO PAULO – Investir bem parece algo muito complicado para a maioria das pessoas. No entanto, não é: o planejador financeiro e colunista do site MarketWatch George Sisti afirma que o melhor é manter o portfólio sempre “simples”.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

Para o especialista, a diversificação em diversas classes de ativos é um componente essencial de uma boa estratégia de diversificação. Fazer rebalanceamentos periódicos também é uma boa ideia, uma vez que aumenta o retorno potencial de longo prazo, para Sisti.

Contudo, o planejador sugere ainda o investimento em um diversificado portfólio de fundos de índice, como uma maneira de baixo custo para ter uma carteira transparente. “Adotar uma estratégia passiva de investimento presume que os mercados são racionais”, afirma o planejador.

Ele ainda afirma que carteiras de investimento simples e transparentes têm servido aos investidores bem há décadas, mas, de alguma forma, isso não era suficiente. Nos últimos anos, os investidores caíram na chamada visão de curto prazo.

No curto prazo, os mercados tendem a ser voláteis e nem sempre parecem refletir uma precificação racional ou eficiente. No entanto, esse impacto desaparece ao longo do tempo. Mesmo assim, alguns investidores de curto prazo respondem bem à volatilidade.

Tipicamente, a estratégia, é para superar o mercado, e, na visão do colunista ela é, infelizmente, encorajada por alguns consultores financeiros. Inevitavelmente, esses investidores percebem que estão pagando maiores taxas, impostos e recebendo retornos mais baixos. Um pequeno teste que pode ser feito é: se você checa seu portfólio todo dia, está com esse problema.

A abordagem passiva, simples e transparente, na hora de investir não é mais a mais comum, de acordo com Sisti. “Os investidores têm sido encorajados a abraças estratégias quem enfatizem estratégias muito ativas, produtos de investimento complexos, seleção de ações e timing de mercado”, afirma. O planejador pede para que se evite esse tipo de problema e destaca que ser ativo demais no mercado vai acabar com a rentabilidade a longo prazo dos investidores.

“Eu acredito que possuir um portfólio passivo, diversificado, simples e transparente continua a ser a melhor estratégia para a acumulação de riqueza a longo prazo” crava o especialista.

 

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra

gráfico alta
(Shutterstock)

Contato