Portugal concede vistos para quem comprar imóveis no país

Além disso, comprar imóveis em Lisboa pode ser uma boa oportunidade de investimentos

Leonardo Pires Uller

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O preço de imóveis não é atraente no Brasil há muito tempo, eles são considerados muito altos por boa parte dos investidores e fazem com que eles pensem em outros mercados imobiliários. Nesse cenário, os EUA acabam sendo um dos destinos preferidos para quem quer investir no setor, no entanto, com a alta do dólar nos últimos meses, outra possibilidade interessante para os brasileiros pode ser Portugal.

Ao comprar um imóvel na nação europeia com valor superior a 500 mil euros, é possível conseguir um visto de residente por cinco anos lá. De acordo com dados do Consulado Português em São Paulo, um dos benefícios do Regime Especial de Autorização de Residência para Atividade de Investimento em Portugal (ARI) é a possibilidade de ascender à residência permanente ao fim de cinco anos, nos termos da legislação em vigor e conseguir nacionalidade portuguesa após seis anos, também nos termos da legislação em vigor.

Lisboa, capital de Portugal, é o principal alvo do mercado imobiliário no país, especialmente por conta da revitalização de bairros em seu Centro Histórico, com boas oportunidades de imóveis comerciais e residenciais restaurados. Além disso, existe outro benefício em investir no mercado imobiliário português: a possibilidade de conseguir um visto de residente temporário.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o empresário Roman Carel, da butique de investimentos imobiliários na Europa dedicada ao aconselhamento de brasileiros Safe Athena, a segurança e a liquidez, as boas condições de financiamento e o mau momento na economia brasileira impulsionam os negócios. Em seu escritório no Rio de Janeiro, a butique vendeu 3 apartamentos em Lisboa para brasileiros em apenas 30 dias.

Na carteira da Safe Athena, existem imóveis em bairros nobres da capital portuguesa com preços a partir de 158 mil euros. É possível financiar até 80% do valor do imóvel com juros de 2,75% ao ano e prazos de até 30 anos. O mercado para aluguel em Portugal também se mantém estável e dinâmico, de acordo com a butique.

Paulo Fabbriani, presidente da Fabbriani Investments, afirma que a demanda por imóveis está mais forte em Portugal. No entanto, o investidor deve ficar bastante atento à questões tributárias locais para fazer um bom investimento e buscar ajuda de um advogado para realizar a transação é uma ótima decisão, para ele.

Continua depois da publicidade

Além disso, outro ponto que o especialista destaca é que o mercado de imóveis em Lisboa é muito pequeno quando comparado com as dimensões de negócios no Brasil, onde os mercados são muito maiores e, por isso, é importante ficar atento em relação à liquidez dos investimentos e volatilidade de preços.