Buy and Hold: conheça a estratégia que enriqueceu Warren Buffett

A estratégia consiste em comprar ações de empresas sólidas no mercado e com boas perspectivas de crescimento

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – Você já ouviu falar na estratégia Buy and Hold? O precursor dela nasceu no ano de 1894, em Londres, Inglaterra. Benjamin Graham, importante economista inglês, se tornou o guru dessa modalidade, tendo como seguidor ninguém menos do que o bilionário Warren Buffett.

A estratégia consiste em comprar ações de empresas sólidas no mercado e com boas perspectivas de crescimento e mantê-las no portfólio por um longo prazo, visando à maximização dos lucros e corte de gastos como transações e imposto de renda.

Mas não vale desistir em momentos de alta volatilidade do mercado. Quem opta pela B&H deve manter suas ações mesmo que elas se desvalorizem drasticamente. Portanto, a estratégia é para os investidores que possuem paciência e estômago forte, em determinadas situações.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Longo prazo pode ser uma vida, por isso é preciso tanto cuidado. É preciso pensar o que você quer da vida, quais são seus planos. Você deve se perguntar: e se der errado? O que eu faço?”, é o que sugere o Especialista Financeiro da MoneyFit, Antônio de Julio.

Análise Fundamentalista

A idéia ao se tornar um holder não é simplesmente comprar uma ação e segurá-la. É preciso, antes de tudo, fazer uma análise dos fundamentos. Analisar os balanços das empresas e se manter atualizado com o que sai na mídia são pontos cruciais e decisivos na escolha das ações.

“A empresa precisa ter um passado para você poder investir em uma ação dela”, afirma De Julio. De acordo com o especialista, o primeiro fator a ser analisado é a qualidade da empresa.

Continua depois da publicidade

Portanto, investir em um IPO não seria aconselhável, pois é apenas uma promessa de empresa e não possui números para serem analisados, segundo De Julio.

O que B&H não significa

Muita gente acha que a estratégia consiste em comprar e nunca mais vender, mas essa não é a essência da modalidade.

Ao observar o comportamento do bilionário Warren Buffett, constatamos que mesmo que ele mantenha ainda muitos de seus investimentos, outros são vendidos. Quem adota a estratégia deve ter em mente que só deve continuar no negócio se ele estiver caminhando bem, com boas perspectivas em longo prazo e sem riscos financeiros.

Em suma, qualquer investidor deve olhar o valor intrínseco da ação escolhida, isto é, avaliar o quanto ela realmente vale.