Fundos de ações nos emergentes registram 11ª semana de resgates

Fundos se aproximam de sequência do terceiro trimestre de 2002, quando capital saiu por 14 semanas consecutivas

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Os fundos de ações dos países emergentes registraram sua 11ª semana de resgate, levando as perdas para US$ 40,5 bilhões no total acumulado anual, afirmou a consultoria EPFR Global nessa sexta-feira (14). No Brasil, os fundos registraram a maior saída, durante os dias 7 e 13 de outubro desde a terceira semana de março, influenciados pela atual situação da economia brasileira, com as autoridades tentando controlar inflação, competitividade da moeda, taxas de juros e crescimento.

A situação na América Latina é negativa como um todo, uma vez que os investidores estão preocupados com o efeito que a crise poderá ter na região. Já os fundos do Oriente Médio, Leste Europeu, África, registraram a 23ª semana de saída, influenciada – principalmente, por conta da situação europeia. 

Já os países emergentes asíaticos continuam levemente melhores, é apenas a oitava semana de fluxo negativo. A maior economia da região, porém, a China registrou ganhos, mesmo com o medo de que o forte crescimento do país seja danificado pelo desaquecimento da economia global e pela crescente dívida municopal no país.