Passos para se tornar um investidor bem informado

Confira dicas baseadas em pesquisa realizada mundialmente pela BlackRock

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Para aumentar seu QI financeiro, o primeiro passo é melhorar o seu conhecimento sobre dinheiro e investimentos. O Global Investor Pulse, pesquisa realizada pela BlackRock, mostra que 35% dos latino-americanos não investe, por ‘não saber o suficiente’. As ferramentas de busca e sites financeiros educacionais possuem uma riqueza de informações que podem fornecer uma visão sobre temas como a alocação de ativos e diversificação internacional. Se você está interessado em começar a investir, confira algumas dicas que podem te ajudar.

Comece cedo

Um dos passos mais importantes que você pode tomar para alcançar uma aposentadoria bem-sucedida ou alcançar um objetivo importante, é começar cedo. Quanto mais jovem você for, mais tempo você terá para crescer seus investimentos. Em países latino-americanos como Brasil, México e Colômbia, a média considerada ideial para começar a investir para a aposentadoria está entre 23-25 anos. No entanto, nunca é tarde demais para começar.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Defina metas

Em algum momento, o agora fica no caminho do planejamento para o futuro. Definir metas é o primeiro passo importante para garantir que você se coloque no caminho para alcançar seus objetivos. A maioria dos latino-americanos levam o planejamento financeiro a sério. Certifique-se de que você é parte do grupo que possui um plano para se concretizar.

Busque aconselhamento

Continua depois da publicidade

As decisões importantes que você faz na vida, seja para planejar a aposentadoria, começar um negócio ou onde investir o seu dinheiro, muitas vezes têm implicações de longo prazo para o seu bem-estar financeiro. Procurar aconselhamento pode ajudá-lo a econtrar o caminho certo.  

Aprenda a diversificar

Enquanto a maioria dos brasileiros entrevistados (65%) já começaram a poupar para a aposentadoria e estão confortáveis fazendo suas próprias decisões de investimento, eles possuem uma concentração muito grande em dinheiro, em comparação com outros países. Apenas 5% dos entrevistados afirmaram investir em ação no país, contra 15% globalmente. Os brasileiros não estão familiarizados com outros investimentos, o que os impede de tomarem melhores decisões de investimento. Quase metade (42%) disseram que possuem apenas poupança e nenhum investimento.

Uma boa forma para diversificar seu dinheiro é investir em Fundos de Índice (ETFs, na sigla em inglês), saiba mais clicando aqui