Rali do impeachment faz ETF do Ibovespa subir 17,3% em março

No acumulado do ano, o fundo de índice Ibovespa registrou alta de 15,5%

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa teve seu melhor mês desde outubro de 2002, com as expectativas de uma mudança no governo, decorrente de um possível impeachment da presidente Dilma Rousseff, que estimulou as compras dos investidores.

Essa mudança de humor dos investidores beneficiou muitas ações e também os fundos de índices (ETF, na sigla em inglês). O fundo de índice Ibovespa, por exemplo, obteve uma alta de 17,3% no mês, de acordo com o boletim mensal da BM&FBovespa. No acumulando do ano, o ETF teve ganho de 15,1%.

Entretanto esse resultado poderia ser ainda melhor, se não fosse o último dia de pregão. No dia 31, o Ibovespa terminou o pregão em queda de 2,33% a 50.055 pontos.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No mês e março desse ano foram realizadas 271 mil negociações com desses fundos, contra 164 do mesmo período do ano passado. E o volume negociado saltou de R$ 3,11 bilhões para R$ 4,45 bilhões.

Ibovespa (BOVA11)

O iShares Ibovespa busca obter retornos de investimentos que correspondam, de forma geral, o Índice Bovespa, que mede o retorno de uma carteira teórica calculada pela BM&FBOVESPA, composta pelas ações que respondam por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro no mercado à vista. Resumindo, esse ETF replica o desempenho do índice Ibovespa, e pode ser uma boa aposta para aqueles investidores que acreditam que o índice deve continuar a subir nos próximos pregões.