3 hábitos financeiros saudáveis para 2016

Confira dicas da estrategista de investimento pessoal da BlackRock que podem ajudar você identificar se está no caminho certo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Rever os seus investimentos é como deixar seus dentes sempre limpos. Isso leva um pouco de tempo, mas traz satisfação depois de feito. Assim como os dentes, sua carteira de investimento precisa de manutenção regular, escreve Heather Pelant, estrategista de investimento pessoal da BlackRock, em sua coluna no blog da companhia. 

Lembra-se quando você teve seu primeiro trabalho de verdade, aquele pelo qual você estudou na faculdade e começou a receber por isso? Você se sente muito bem quando você consegue um novo emprego e começa a investir no futuro.

Mas o que aconteceu em sua vida desde então? Você está casado, comprou uma casa, teve um bebê (ou dois ou três)? Talvez os bebês estão mais perto de entrar na faculdade ou andando pelo corredor. Talvez volte para a escola, ou até mesmo alterar a sua própria carreira esteja em seus planos.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E o seu plano de investimento manteve no mesmo ritmo? 

Pesquisa global com investidores da BlackRock revelou que investidores vencedores são aqueles que possuem tanto economias quanto investimentos, um plano formal de aposentadoria, e menos de 25% em dinheiro que não está aplicado. Eles consistentemente tomam medidas para adaptar o seu plano de investimento em face da evolução dos mercados e de mudanças em suas vidas.  

Confira hábitos que os investidores mais eficientes têm em comum: 

Continua depois da publicidade

Reveja suas finanças constantemente

Examine todas as suas declarações de investimento em conjunto, pelo menos uma vez por ano. Você está recebendo o retorno que esperava? Quanto são as taxas e impostos? Quanto dinheiro você tem em contas corrente com juros baixos? Você está suficientemente diversificado em classes de ativos, mercados e indústrias? Pense se você precisa investir mais dinheiro ou fazer alterações em suas participações para cumprir suas metas.

Mantenha-se informado

Segundo Heather Pelant, o executivo-chefe da BlackRock Larry Fink encoraja todos a serem “estudantes do mercado.” Isso significa manter-se com notícias financeiras em dia e encontrar informação independente sobre o que está acontecendo na economia dos EUA e do mundo. 

Procure aconselhamento financeiro

Investidores de sucesso procuram uma fonte confiável de bons conselhos. A pesquisa realizada com investidores da BlackRock constatou que 81% dos investidores de sucesso valorizam aconselhamento profissional, e 72% são mais propensos a procurar um consultor financeiro. Se você sentir que não tem dinheiro suficiente para um conselheiro pessoal no momento, considere algumas das ferramentas de aconselhamento digitais ou recursos on-line, que são projetados para ajudar a decidir onde investir suas economias com base em seu estilo de vida pessoal e objetivos.

Em resumo, seu plano de investimento muda assim como a sua vida. Ao analisar, reconsiderar e reequilibrar o seu portfólio regularmente, você vai posicionar-se para o sucesso. Além disso, a sensação de estar preparado e de pé firme sobre o seu futuro financeiro vai fazer o seu sorriso muito mais brilhante.