Como investir a longo prazo e ter uma aposentadoria confortável?

Antonio Jose Varanda, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Gostaria de saber como investir a longo prazo, penso em algo por volta de 25 a 30 anos de investimento. Leve em consideração que não entendo nada sobre mercado financeiro, fora o que acompanho no noticiário, não tenho um fundo de reserva para investir de uma só vez e que sou vendedor e meu rendimento é variável devido a comissão, porém tenho salario fixo, o que me possibilita um investimento mensal.

O que seria mais indicado para mim, que não sou de correr muitos riscos e quero garantir uma aposentadoria confortável?

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor: Juliano

Resposta de Antonio Jose VarandaCFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF

Antes de qualquer coisa, montaria uma reserva de emergência que deve corresponder a pelo menos seis vezes o total de despesas que você possui mensalmente. No caso de uma interrupção de seus rendimentos mensais, você poderia dispor destes recursos até conseguir recompor sua renda. Para este fim sugiro uma aplicação conservadora atrelada a Selic (Tesouro Selic, Fundo DI ou CDB/Compromissada).

Continua depois da publicidade

Superada esta etapa você pode pensar na composição de sua aposentadoria. Para este fim você pode escolher entre dois caminhos. Uma das alternativas é um fundo de previdência de renda fixa (Pré Fixada ou Inflação). O outro caminho é uma cesta de Títulos Públicos (Tesouro Direto) com vencimentos compatíveis com seu horizonte de investimento.

Lembre-se que esses investimentos de longo prazo embutem mais riscos na perspectiva de gerar um retorno maior, no longo prazo. Portanto, oscilações no curto prazo podem ocorrer. Uma conversa com um assessor financeiro no seu banco ou corretora pode lhe ajudar a entender as particularidades de cada uma das alternativas e ajudar a escolher aquela que melhor sirva para você. 

Antonio Jose Varanda, é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.


Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.

 

Leia também

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra