Vou vender minha casa por R$ 370 mil e quero construir outra; onde investir este valor?

André Luis de Oliveira Castello Branco, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Estou vendendo minha casa para construir outra e neste meio tempo precisarei investir o dinheiro da venda para a construção. O valor deve girar em torno de R$ 370 mil.

Qual a melhor opção de investimento?

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitora: Maria

Resposta de André Luis de Oliveira Castello BrancoCFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF

Quando o objetivo é a construção de um imóvel, todo cuidado é pouco. Digo isso porque é muito comum em obras residenciais o proprietário realizar um orçamento inicial e ao longo da obra, por mais cuidadoso que tenha sido, ser surpreendido com gastos que ele não havia contado. Planejar os gastos de uma construção não é uma tarefa tão simples. Além de calcular as despesas com terreno, material e mão de obra, o proprietário deverá estimar os fluxos de pagamentos que ocorrerão ao longo da obra que não se comportam de maneira linear.

Continua depois da publicidade

Em função disso é importante que seu investimento seja de baixo risco e que lhe ofereça total liquidez para que você possa realizar sua obra de maneira mais tranquila.

Dentre as opções existentes, verifique com as instituições que trabalha as taxas oferecidas em CDBs DI e as rentabilidades em Fundos DI. O retorno para o valor que irá aplicar deverá girar entre 97% e 101% do índice CDI nas instituições de primeira linha.

Estou considerando que você utilizará todo o valor da venda para a construção do novo imóvel; que este valor seja suficiente para a conclusão da obra e que o prazo da construção seja relativamente curto, de 10 a 15 meses.

André Luis de Oliveira Castello Branco, é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões da autora. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.