Onde investir R$ 500 por mês?

Robinson Antonio Pavoni, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 22 anos e gostaria de começar a investir parte do meu salário mensalmente em algum fundo. Penso em depositar uns R$ 500 mensais, por cerca de 5 anos. Não preciso de liquidez durante esse período. Quero investir em algum fundo que com bom rendimento e que seja seguro.

Leitora: Amanda 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Robinson Antonio PavoniCFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF

Cara Amanda!

Você está dando um passo importante em sua vida ao pesquisar sobre investimentos tão cedo. Fazer isso agora irá garantir um futuro mais tranquilo para você.

Continua depois da publicidade

Pela sua pergunta, presumo que você seja uma pessoa com um perfil conservador. Você não coloca um objetivo para suas economias, mas cita que não precisa de liquidez.

A primeira sugestão são fundos de investimento, de preferência de bancos de primeira linha, para garantir a segurança do valor que você irá investir. Procure mais de um banco e observe as taxas de administração das diversas modalidades. Tenha em mente também as tarifas de manutenção de conta e negocie com o seu banco. Não tenha medo de pesquisar e mudar.

Outra alternativa que considero adequada para você poder ser o Tesouro Direto. Entre as vantagens do Tesouro Direto, cito a rentabilidade superior à poupança, a variedade de títulos disponíveis e a segurança do investimento. Você pode traçar, inclusive, uma estratégia de diversificação, protegendo uma parte do investimento da inflação (Tesouro IPCA +), aproveitar uma possível alta dos juros (Tesouro Selic) ou já determinar a rentabilidade no momento da aquisição (Tesouro Prefixado).

Você deve observar o prazo dos títulos adquiridos, e, novamente insisto, pesquisar entre as diversas corretoras e instituições financeiras a que oferece as menores taxas. Também tenha em mente o Imposto de Renda sobre o rendimento, conforme o prazo das aplicações: 22,5% (até 180 dias), 20% (de 181 dias a 360 dias)/ 17,5% (de 361 dias a 720 dias)/ 15% (acima de 720 dias.) Acompanhe sempre suas aplicações, avalie seus objetivos e o cenário econômico. Com suas economias crescendo, você poderá aproveitar as melhores oportunidades.

Robinson Antonio Pavoni, é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões da autora. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.