Quais os melhores investimentos para quem tem R$ 100 mil?

Felipe Noronha Claro, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Qual o melhor mix de investimentos para aplicar R$ 100 mil?

Leitora: Cinthia

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Felipe Noronha Claro, CFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF

Olá Cinthia. Antes de responder a esta pergunta é extremamente relevante identificar o seu objetivo, prazo e perfil de investidora.

De qualquer forma vale dizer que alguns cuidados devem ser tomados para aplicação deste valor. Quando falamos em Planejamento Financeiro é importante separar este valor em algumas reservas financeiras. A primeira reserva seria voltada para gastos inesperados (em torno de 6x a sua renda mensal) em ativos de baixo risco e boa liquidez como: fundos DI, CDB’s, Tesouro SELIC (LFT), são opções para está reserva.

Continua depois da publicidade

Outra reserva seria para os seus objetivos de mais longo prazo, para lhe proporcionar um futuro mais tranquilo, onde alguma das opções seria um bom plano de previdência, Tesouro IPCA + (NTN-B) que lhe remunera com um juro real, ou seja, acima da inflação. A última reserva seria aquela voltada para realização de seus objetivos como comprar um imóvel, investir em um negócio próprio, etc. Para esta reserva, considerando o cenário atual, títulos prefixados como Tesouro Prefixado (LTN), fundos Multimercados, LCI/LCA e até uma carteira de ações, caso o seu perfil permita.

É importante você procurar um Planejador Financeiro Pessoal para dirimir todas essas questões colocadas no início e realizar o melhor mix de investimentos, observando também os melhores custos de cada operação para potencializar o retorno de seus investimentos. Um acompanhamento da carteira de tempos em tempos, verificar a sua capacidade de poupança mensal se faz necessário para sempre manter o seu volume de Investimentos alinhado com o cenário econômico, perfil e objetivo atual.

Felipe Noronha Claro é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.