Investir em LCI e LCA é uma boa para sair da poupança?

Bruno Santejo Rodrigues da Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta
Tenho em minha poupança hoje um valor de R$ 60 mil e sei que a poupança não é o melhor lugar para eu deixar este dinheiro. Tenho um pouco de medo em relação a investimentos, mas, já ouvi falar em LCI e LCA. Seriam estas boas opções para investir o dinheiro que tenho?

Leitor: Jorge

Resposta de Bruno Santejo Rodrigues da Silva, CFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF
Caro Jorge,

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Você esta correto! Atualmente a poupança não é a melhor alternativa, pois sua rentabilidade não tem alcançado a inflação, ou seja, você perde seu poder de compra.

Uma boa alternativa para alocação em investimentos de renda fixa são as LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário), pois ambos são isentos de Imposto de Renda e possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Credito) até o limite de R$250 mil. Quanto a forma de remuneração, elas podem ser pré-fixadas (você sabe a rentabilidade que terá durante todo o investimento na data da aplicação), indexados à índice de preço (pagam, por exemplo, IPCA mais uma taxa prefixada) e pós-fixados (mais comum no mercado, pagam um percentual do CDI como remuneração). Vale lembrar que é preciso considerar suas necessidades de liquidez, pois a LCI e LCA possuem carência mínima de 90 dias.

Acredito que sua duvida quanto à remuneração da LCA e LCI esteja na hora de compara-las com os produtos tributáveis. Para exemplificar, vamos considerar uma LCI (produto isento de IR) que pague 90% do CDI. Para calcularmos a rentabilidade liquida dos investimentos precisamos descontar o Imposto de Renda, como a LCI é isenta de IR, sua rentabilidade liquida será de 90% do CDI e sua taxa bruta equivalente para um produto tributável (CDB, por exemplo), considerando alíquota de 15% de IR, será de 105,88% do CDI. Ou seja, para compensar o investimento em um produto tributado sua taxa bruta deve ser maior que 105,88% do CDI, do contrario a LCI terá um retorno maior.

Continua depois da publicidade

Considerando seu “medo” com relação a investimentos, é de suma importância que você se informe e busque orientação de um profissional capacitado, para auxilia-lo no seu planejamento financeiro, de acordo com seu perfil de investidor, assim você ficará mais familiarizado e confortável com o assunto.

Bruno Santejo Rodrigues da Silva é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.