Invisto na previdência para bancar faculdade de minhas filhas; existe opção melhor?

Rafael Bastos, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta
Tenho duas aplicações, uma VGBL Júnior que rendeu 7,81% em 2014 e outra Junior LP VGBL que rendeu 8,23% em 2014. Pago R$ 300,00 mensais em cada uma das aplicações e queria uma aplicação mais rentável em possa contribuir com o mesmo valor e consiga, que é meu objetivo, custear a faculdade de minhas filhas. Qual é a melhor opção?

Leitor: Emanuel

Resposta de Rafael BastosCFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF
Emanuel, inicialmente parabéns pela programação prévia. Certamente você terá melhor capacidade financeira em seu futuro seguindo esta linha.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja, para que pudesse lhe responder precisamente a sua pergunta, precisaria de uma coleta de dados maior, com um detalhamento de cenário mais completo.

Sugiro que adote como próximo passo procurar um especialista e discutir com ele as reflexes que faremos aqui.

Tenha em mãos as seguintes informações:

Continua depois da publicidade

– Idade de suas filhas

– Perfil de risco aceitável para o seu contexto

– Valor estimado da mensalidade da faculdade

– Prazo para o início da universidade

– Composição de sua renda familiar/despesas

Com estas informações já será possível estruturar uma recomendação de carteira.

Independentemente da composição de sua renda familiar, como a educação das suas filhas ainda não está financeiramente garantida, considere contratar um seguro de vida (pode ser um com prazo definido) para garantir o pagamento caso ocorra algum sinistro na família.

Se a sua composição de renda for estável (concurso por exemplo), você pode avaliar e aproveitar o bom momento de taxas e trocar parte da sua reserva, que está nas previdências, por algum título publico que corrija pela inflação e que lhe dará liquidez no momento de início da universidade. Isto porque você poderá compor a sua reserva novamente, uma vez que os aportes seguirão o mesmo volume das contribuições previdenciárias.

Uma última reflexão que podemos abordar é em relação às suas previdências atuais. Suas previdências obtiveram um retorno abaixo do custo de oportunidade básico do país em 2014. Não vi sua descrição sobre o perfil de gestão (renda variável/renda fixa/etc), contudo, sugiro que procure um consultor previdenciário e avalie outras alternativas de previdência. Confirme se realmente está na melhor opção. Se não estiver, sugiro que utilize a prerrogativa da portabilidade, para migrar a sua reserva para uma gestão que entregue melhores resultados. Essa eventual modificação não produzirá custos adicionais para sua reserva.

Espero que tenha conseguido lhe ajudar neste primeiro passo. Tome todas as suas decisões junto com um especialista para evitar cair em armadilhas financeiras. 

Rafael Bastos, é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.