Invisto todo mês em LCI, poupança e fundos; estou correto?

Livia Mendes Mansur, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 26 anos e economizo cerca de R$ 2,5 mil do meu salário (sou funcionário público), entre poupança (50%), LCI (25%) e fundos de investimentos (25%). Além disso economizo mais R$ 200 reais mensais para “fundo de emergências”, deixo esse dinheiro totalmente na poupança.

Minha pretensão é acumular patrimônio, daqui uns 10 ou 15 anos, para poder comprar um apartamento ou casa, e recomeçar a economizar para uma aposentadoria. Atualmente creio que as taxas de financiamento não compensam, preferindo ficar este tempo no aluguel, acumulando. Será que a carteira assim está boa?

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor: Thomas

Resposta de Livia Mendes Mansur, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF

Thomas, com o patamar atual de taxa de juros e perspectiva do mercado imobiliário, de fato, acumular os recursos enquanto paga o aluguel é financeiramente mais proveitoso. Só que nem todas as pessoas têm disciplina para reservar o dinheiro do imóvel pagando o aluguel ao mesmo tempo, por isso, optam pelo financiamento. Parabéns pela disciplina!

Continua depois da publicidade

Sobre os investimentos em si, acho totalmente coerente o seu “fundo de emergências” ficar na poupança ou em um fundo DI (dependendo da taxa de administração), mas o importante é aplicar em algo seguro e com liquidez imediata, pois as emergências nunca são planejadas.

Já em relação ao dinheiro para seu apartamento, deixar 50% em poupança acredito que seja um percentual muito elevado. Como se trata de um investimento de mais longo prazo, acho que você deveria aumentar o percentual em LCI da sua carteira, pois a rentabilidade é bem superior à da poupança.

Livia Mendes Mansur é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta