Tenho R$ 800 na poupança e nenhum plano para esse dinheiro; onde investir?

Hugo Ferraz, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 16 anos de idade e cerca de R$ 800 na poupança. Eu gostaria de saber como investir para ter um rendimento maior, não tenho planos de utilizar esse dinheiro em breve, então podem ser investimentos de médio e longo prazo.

Leitor: Theogenes

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Hugo Ferraz, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Caro Theogenes,

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo por estar preocupado tão jovem em poupar dinheiro para garantir um futuro mais tranquilo.

Continua depois da publicidade

Existem hoje no mercado diversas opções de investimentos que possuem rentabilidade maior que a Poupança tradicional como as LCIs e LCAs (que também são isentas de imposto de renda para pessoas físicas ), CDBs, Tesouro Direto, Fundos, entre outros. Mas antes de sugerir qualquer um destes, é importante que você descubra qual é seu perfil de investidor e quais são seus objetivos com o investimento.

Para saber qual seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado) os bancos, e as cooperativas de crédito, disponibilizam um questionário (Suitability) onde são levantadas questões sobre sua experiência em matéria de investimentos, horizonte de tempo, objetivos e tolerância à risco. Após responder esse questionário você saberá qual seu perfil e assim poderemos saber quais produtos são mais indicados a você.

A partir da identificação do perfil, o outro passo é saber quais são seus objetivos para que possamos determinar quanto você deverá poupar mensalmente para atingir suas metas. Aposentadoria, comprar um imóvel, reserva de emergência, custear um viagem dos sonhos, são alguns exemplos. Pela idade você deve considerar que educação também é um investimento. Estudar em uma boa universidade as vezes exige maior dispêndio, mas pode aumentar muito suas possibilidades no mercado de trabalho.

Espero ter ajudado e desejo sucesso nas suas escolhas.

Hugo Ferraz é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta