A poupança está rendendo pouco; que opções eu tenho para ganhar mais com baixo risco?

Eduel Aparecido Conde, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

currency from brazil

Publicidade

Pergunta

Sou autônoma, 33 anos, recebo como pessoa física e como pessoa jurídica. Só invisto na poupança e CDB, apesar do banco sempre oferecer os “FIC”. Meu perfil é de baixo risco; tenho receio de perder dinheiro. Gostaria de uma orientação sobre os melhores investimentos para mim neste momento. Tenho um bom valor na poupança mas ela tem rendido pouco. Ouvi falar de LCA e LCI; são boas opções?

Leitora:  Viviane

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Eduel Aparecido Conde, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Prezada Viviane,

Vamos, em princípio, explicar sobre as principais características da “dupla” LCI e LCA (que são as abreviaturas para Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito Agrícola) e compará-las com o CDB (Certificado de Depósito Bancário) – em que você informou já investir .

Continua depois da publicidade

LCI e LCA não são fundos de investimento, mas sim, aplicações chamadas de renda fixa, que incluem também o CDB. A modalidade mais comum de CDB, LCI e LCA é chamada de pós-fixada ou DI, porque o dinheiro aplicado recebe como remuneração uma porcentagem fixa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é o principal parâmetro de comparação dos investimentos conservadores.

As aplicações de renda fixa são produtos de captação das instituições financeiras para serem utilizados como funding (“fundo” no sentido de fonte ou reserva de dinheiro) para financiamentos e empréstimos para seus clientes. Os CDB’s são utilizados principalmente como fonte para empréstimos comerciais. As LCI’s para financiamento imobiliário e as LCA’s para financiamento agrícola.

A característica mais relevante que distingue a LCI e a LCI dos demais investimentos é que os rendimentos da aplicação do investidor pessoa física são isentos do pagamento de imposto de renda (assim como ocorre com a caderneta de poupança). Via de regra, a remuneração contratada em % do CDI resulta em uma rentabilidade maior que a da poupança e, mesmo quando comparadas ao CDB, elas tendem a apresentar uma rentabilidade líquida maior (lembrando que o rendimento do CDB é tributado pelo imposto de renda de 15% até 22,5%, conforme o prazo entre a aplicação e o resgate).

E elas apresentam riscos? Podemos considerar que o principal risco da LCI, LCA, CDB e poupança é representado pelo risco de crédito, isto é, se a instituição financeira que emitiu a aplicação “vier a falência”, o dinheiro dos investidores estará garantido até o valor de R$ 250 mil por CPF em cada instituição (ou conglomerado), com um seguro que é pago pelo Fundo Garantidor de Crédito (www.fgc.org.br).

Por fim, além da solidez da instituição, não se esqueça de conhecer as regras para resgate, pois apesar de terem rentabilidade diária, a LCI e a LCA costumam apresentar um prazo mínimo de carência para o primeiro resgate, que pode ser de 02 meses ou 06 meses, por exemplo.

Eduel Aparecido Conde é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta