Meu marido ficou desempregado, mas receberá R$ 260 mil; onde podemos investir?

Daniel Sena, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Meu marido está desempregado desde agosto e o cenário nas indústrias da região ABC é bem pessimista. Felizmente, receberá R$ 260 mil de um processo trabalhista anterior e não sabemos como direcionar os investimentos desse dinheiro. Um imóvel, dólar, tesouro direto, poupança, CDB, aquisição de uma franquia no litoral para aproveitar a temporada de férias, compra de um ponto de táxi, etc. O que aconselham?

Leitora: Keley

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Daniel Sena, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Olá Keley!

Você colocou muitas alternativas sobre o que fazer com este dinheiro e para responder esta questão acho que vale separar os assuntos e os pontos a se considerar em função dos seus objetivos. Vamos aos assuntos:

Continua depois da publicidade

Aplicar o dinheiro: a atual situação de vocês impõe conservadorismo e assim sendo eu não recomendaria investimentos que envolvam risco como como é o caso do dólar. Se atenham a produtos atrelados aos juros como LFT (tesouro direto), fundos DI de baixa taxa de administração e CDB com boas condições. Optando por aplicar o dinheiro, provavelmente seu marido continuará buscando recolocação e se os juros da aplicação não forem suficientes para as despesas de vocês, procurem economizar afim de gastar o mínimo possível até que ele se recoloque.

Compra de imóvel: se vocês morarem de aluguel, imagino que estejam considerando adquirir um imóvel. Planejem isto muito bem pois numa situação como esta vocês não mais teriam a despesa do aluguel mas também levariam a zero a “gordura” que vocês possuem para atravessar este período de recolocação do seu marido. Por outro lado, se vocês já possuírem um imóvel próprio, a aquisição de outro imóvel para fins de renda pode ser considerada. Além de uma análise cuidadosa tendo em vista que as oportunidades no mercado imobiliário estão mais escassas, chamo atenção para o ponto abordado anteriormente, de arrocho nas contas a fim de conseguirem se manter até que seu esposo esteja empregado.

Compra de uma franquia ou de um ponto de taxi: esta provavelmente seria a opção de mais impacto na vida de vocês, considerando o risco de se investir num negócio que pode não dar certo, acarretando possivelmente na perda do dinheiro investido, além do tempo que poderia ser destinado à carreira profissional. Reflitam bastante sobre se vocês realmente querem uma vida de empreendedorismo, de renda mais incerta, ou se estão considerando esta alternativa por falta de perspectiva profissional. Analisem bem as reais possibilidades de o seu marido se recolocar e se este for o maior desejo dele, considerem investir parte do dinheiro que receberão em cursos ou orientação profissional para recolocação.

Keley, entendo que este não é um momento fácil para sua família mas procurem ter calma na reflexão destas alternativas. Cuidado para não tomarem nenhuma decisão no “calor da emoção” que possa ter impactos importantes no patrimônio e na renda de vocês. Sucesso nesta tomada de decisão!

Daniel Sena é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta