Não tenho experiência com investimentos; que livros posso ler para aprender?

Sérgio Bini, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Sou novato no ramo, não tenho experiencia e gostaria de indicações para investimentos, bibliografias para estudo, pois tenho aplicado na poupança, mas acredito que posso melhorar meus investimentos.

Não possuo capital alto de investimento, hoje, teria um investimento inicial de R$ 1.200,00 e consigo mensalmente acrescentar R$ 200,00, assim como realizo hoje na poupança. Não tenho intenção em realizar resgastes em curto prazo.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor: Marcelo

Resposta de Sérgio Bini, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Marcelo,

Continua depois da publicidade

Você está no caminho certo. O primeiro passo para se tornar um investidor de sucesso é buscar conhecimento e se educar financeiramente. Não importa se você não possui um “capital alto de investimento hoje”, pois a educação financeira não depende do seu patrimônio.

Vamos às indicações. Considerando, que você se considera “um novato no ramo” selecionei 3 livros que servirão de ponto de partida para seus estudos. A primeira indicação é o livro “Investimentos – Como administrar melhor seu dinheiro” (autor: Mauro Halfeld), que vai te ajudar a entender melhor conceitos básicos do mercado. A segunda indicação é o clássico “Os axiomas de Zurique” (autor: Max Gunther), que trata sobre as regras e e princípios utilizados por banqueiros de sucesso suíços para investir. E por fim, sugiro a leitura de “A Bola de Neve” (autora: Alice Schroeder), que é a biografia autorizada de Warren Buffet, que é considerado o maior investidor de todos os tempos e que fez seu primeiro investimento aos 11 anos. Boa Leitura!

Sérgio Bini é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta