Tenho R$ 2 mil para investir; onde combino segurança com alta rentabilidade?

Ricardo Gomes da Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 21 anos, e gostaria a começar investir. Tenho uma quantia de R$ 2 mil para começar e gostaria de saber qual o investimento adequado a esse valor e que possui baixo risco com uma alta rentabilidade.

Leitor:  Luiz

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Ricardo Gomes da Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Infelizmente Luiz, todo investimento possui risco e o “cobertor é curto”, ou seja, se você quer mais rentabilidade, tem que suportar mais riscos. O importante é conhecer cada um deles.

Você usou uma palavra importante: adequado. E adequação tem a ver com objetivo, prazo. Fiquemos em exemplos simples, até porque o valor não é alto o suficiente para acessar alguns produtos ou para compensar os custos operacionais de outros.

Continua depois da publicidade

Se seu objetivo é utilizar este dinheiro em, por exemplo, 6 meses, o mais adequado é a poupança pois, apesar de correr o risco de perda de poder de compra (inflação), é simples e isento de IR. Para prazos maiores, de até 2 ou 3 anos, LFT do Tesouro Direto é uma boa opção para não correr risco de liquidez e volatilidade. Para prazos ainda maiores, onde o risco da inflação é maior mas que você pode abrir mão da liquidez e correr risco de volatilidade no curto prazo, a sugestão é a NTN-B do mesmo Tesouro ou fundos de ações baratos, como os ETFs.

Ricardo Gomes da Silva é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta