Nunca investi na minha vida; Tesouro Direto é uma boa opção para começar?

Michela Aimar, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Acumulo dinheiro para iniciar meus investimentos mas, por falta de orientação, ainda não sei por onde começar a investir. Vi que muitos colocam o Tesouro Direto como opção prioritária, porém ainda não tenho certeza. Onde seria indicado para começar a investir e receber um retorno no curto prazo? E a longo prazo? Onde é mais seguro?

Leitor: Caio

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Michela Aimar, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF

Caro Caio,

Não é possível dar uma resposta completa sem saber sua idade, sua capacidade de poupança, seus objetivos e seu perfil de investidor: tudo isto é importante para identificar a melhor carteira para atender suas metas de curto, médio e longo prazo. De qualquer forma, antes de pensar em fazer investimentos, aconselho que você construa uma reserva de emergência, alocada em ativos de menor risco e maior liquidez (CDBs, fundos DI ou poupança, dependendo do rendimento bruto oferecido pelo seu banco).

Continua depois da publicidade

O valor da reserva depende de vários fatores (estilo de vida, tipo de remuneração, entre outros), que no seu caso desconheço, mas é recomendável, no mínimo, o equivalente a seis vezes o valor dos seus gastos mensais, idealmente doze. Ela serve para arcar despesas imprevistas, permitir compras a vista ou suprir a renda em caso de perda do emprego, por exemplo.

Quando já tiver garantido sua reserva emergencial, pode começar a construir uma carteira diversificada entre várias classes de ativos. Não sei o valor dos aportes que você pretende fazer. Se eles forem pequenos, no começo será difícil ter acesso a opções com boa rentabilidade e baixas taxas de administração, ou ter a possibilidade de investir produtos com rentabilidade atrativa e isenção de IR, como as LCA e LCI.

Para começar, os fundos de renda fixa são uma boa opção, se tiverem baixa taxa de administração. Mas se você tiver tempo e capacidade de acompanhar o mercado, concordo que investimentos em títulos do Tesouro Direto apresentam uma opção de baixo custo e com rendimentos atrativos. É importante que antes de investir, você pesquise entre várias corretoras e bancos para obter as melhores condições em termos de taxa de corretagem e de custodia: como a concorrência é forte, há opções bastante competitivas.

Para se proteger da inflação no médio-longo prazo, uma ótima indicação são as NTN-Bs, pois têm sua rentabilidade formada por uma taxa de juros fixa com a correção pelo IPCA. Elas garantem a manutenção do poder de compra de seu património, com baixo risco por ser Titúlos do Tesouro Nacional, mas cuidado pois no caso de um ciclo de alta de juros podem gerar perdas, se liquidadas antes do vencimento.

Pensando mais no longo prazo, uma boa alternativa é aplicar em fundos imobiliários, pois com uma pequena quantia é possível comprar cotas de vários desses fundos. É importante analisar cada fundo para verificar quais são os imovéis na carteira, a taxa de vacância e a rentabilidade. Eles têm como vantagem o pagamento de dividendos, que tendem a acompanhar a inflação, pois os alugueis são ajustados periodicamente, e que para pessoa física são isentos de Imposto de Renda.

Por outro lado, a cota pode sofrer grande volatilidade. Se possuir um perfil mais agressivo, também poderá aplicar parte desses recursos em renda variável. E, sempre visando o longo prazo, um plano de previdência também pode ser muito interessante para quem é assalariado e efetua a declaração de IR pelo modelo completo. Se contribuir para um PGBL com até 12% de sua renda anual bruta, esse montante poderá ser abatido da base de cálculo para o IR, gerando um benefício fiscal.

Espero ter respondido às suas duvidas, mas precisaria de mais informações para um planejamento detalhado. 

Michela Aimar é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta