Onde investir R$ 50 mil para comprar um imóvel no futuro?

Luiz Renato Gonçalves de Lima, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Preços da Habitação em São Paulo foram um dos destaques entre as altas no período

Publicidade

Pergunta

Gostaria de saber onde poderia investir o valor de aproximadamente R$ 50 mil. A intenção para longo prazo é de comprar um imóvel, mas me considero um investidor moderado para arrojado e aceito o risco de perda de parte do valor acima com a intenção de buscar uma liquidez maior.

Leitor: Luis

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Luiz Renato Gonçalves de Lima, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Prezado Luís Carlos,

Como o propósito do seu investimento é adquirir um imóvel, a Renda Fixa seria o investimento mais adequado. Diversificar seu portfólio com aplicações no tesouro direto seria uma boa opção.

Continua depois da publicidade

Os preços represados (gasolina, energia elétrica, transporte público, entre outros) deverão pressionar ainda mais a inflação no próximo ano, o que fundamentará uma possível elevação na taxa básica de juros (SELIC). Portanto, recomendo para você aplicar em NTN-Bs (redimento do IPCA + juros prefixados) e as LFTs (SELIC). Abaixo algumas alternativas:

Título Vencimento Taxa (a.a)
NTN-B Principal 150519 15/05/2019 5,71%
NTN-B Principal 150824 15/08/2024 6,01%
NTN-B 150535 15/05/2035 5,98%
NTN-B Principal 150535 15/05/2035 6,04%

Fonte: Tesouro Nacional

Luiz Renato Gonçalves de Lima é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br