Quero investir R$ 1 mil por mês em ações para comprar um imóvel daqui a 5 anos; é uma boa?

Letícia Camargo, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 26 anos e gostaria de começar a aplicar um valor mensal de R$ 1 mil em alguma ação que me traga rendimento daqui a 5 anos para para adquirir um imóvel. É uma boa?

O objetivo é durante esse período aumentar o valor da aplicação.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor: Leandro

Resposta de Letícia Camargo, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF

O hábito de poupar regularmente é muito importante para que você consiga atingir seus objetivos financeiros. Investir na sua educação também é um ótimo caminho para que possa crescer profissionalmente. Até aí tudo certo! Porém, procurar investir numa única ação com objetivo de comprar um apartamento no médio prazo não me parece a estratégia mais indicada.

Continua depois da publicidade

Constituir uma carteira de investimentos diversificada é importante para minimizar os riscos. Além disso, é necessário considerar o seu perfil de risco e o horizonte de investimento para seus objetivos. Para os investimentos de curto prazo, serão necessários produtos conservadores, para os de médio prazo, é possível ter algum risco, mas apenas em uma parte do total. Somente para o longo prazo é que são indicados os ativos mais arriscados.

Portanto, sugiro que para o dinheiro reservado para a compra do imóvel, sua alocação seja diversificada entre renda fixa e produtos atrelados à inflação (NTN-B Principal com vencimento em 2019). Somente a sua reserva para aposentadoria, de longo prazo, é que deverá ser composta com uma parte em ações.

Aconselho inclusive, que para o percentual que será alocado em renda variável, não invista em uma única empresa, procure um fundo de investimento com carteira diversificada ou compre ETF’s (fundos de índice) como o BOVA11, por exemplo. Ações são mais adequadas para carteiras de longo prazo e principalmente para aquele dinheiro que não iremos precisar tão cedo. Como sua intenção é comprar um imóvel, este dinheiro já tem um objetivo no médio prazo.

Letícia Camargo é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br