Minha esposa recebou R$ 120 mil de herança; onde investir para sacar em 10 anos?

Marina Lellis, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

O pai da minha esposa faleceu e deixou um imóvel que, após vendido e dividido com as irmãs, rendeu a ela R$ 120 mil. Nossa duvida é: qual o investimento com melhor retorno? Ou melhor, qual o melhor retorno possível em um investimento de 5 a 10 anos?

Tenho 41 anos de idade e ela 35 e um perfil arrojado. Nossa intenção é conseguir a melhor rentabilidade possível, ainda que tenhamos de correr algum risco em bolsa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor: Michel

Resposta de Marina Lellis, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF

Caro Michel, bom dia,

Continua depois da publicidade

O ideal, tendo em vista sua idade e da sua esposa, sua propensão a risco e o seu horizonte de tempo, é diversificar sua carteira de investimentos.

As instituições financeiras oferecem avaliações de perfil bastante eficazes e sugiro que você as faça para se certificar de que seu perfil seja mesmo arrojado. Além disso, é importante também levar em conta as oportunidades que você consegue com este montante pulverizado, ou mais concentrado em algumas poucas classes de investimento.

Portanto, minha sugestão inicial seria avaliar as alternativas e dividir o seu patrimônio entre a macroclasse de renda fixa e multimercado, pois desta forma, você pode proteger seu capital na primeira classe e alavancar o potencial de ganho com a segunda. Lembrando que mesmo dentro de cada uma delas, você deve distribuir seu recurso, com o objetivo de melhorar o rendimento e diluir o risco.

Assim, sugiro aplicar cerca de 85% em renda fixa, sendo a maior parte pós fixado, e aproximadamente 10% em pré fixado e índice de preços, respectivamente. O restante, cerca de 15% você deve aplicar em pelo menos dois tipos de fundos multimercados, com estratégias distintas, como equity hedge ou long and short e multiestrategia macro, já que cada um busca uma forma de alavancar o retorno.

Lembre-se de revisar periodicamente sua carteira de investimentos e seu perfil de risco, ok?

Marina Lellis é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br