É mais vantajoso investir R$ 10 mil em NTN-B ou em CDB?

Janser Pinheiro Rojo, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Meu nome é Ezequiel e invisto em Tesouro Direto. Gostaria de saber se é mais vantajoso investir R$ 10 mil em NTN B Principal com vencimento em 2019, por exemplo, ou invistir em CDB com 110% de CDI por 3 anos.

Leitor: Ezequiel

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Janser Pinheiro Rojo, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Olá Ezequiel, estes 2 investimentos que você usou para compararmos são ambos de Renda Fixa, porém indexados à coisas diferentes, portanto a comparação não é tão simples assim. A NTN-B é indexada ao IPCA (índice de inflação) + uma taxa prefixada. O CDB pós-fixado é indexado ao CDI. Para facilitar a análise, vamos pegar os valores atuais e “fingir” que eles se manteriam constantes até 2019 para podermos chegar a um resultado final, ok? Neste momento em que escrevo a resposta para você, a NTN-B Principal 150519 está com rendimento para compra de IPCA + 5,51%, o IPCA está em 6,50% ao ano e o CDI está em 10,81% ao ano. Somando o IPCA à taxa prefixada, teríamos o rendimento da NTN-B que seria 12,01% ao ano. 110% de 10,81% dá 11,89% ao ano para o CDB. Neste caso, a NTN-B seria a vencedora.

Muitas pessoas fazem esse tipo de cálculo para decidir onde investir, porém esta análise está errada! Isso porque estamos ignorando todos os acontecimentos futuros que irão influenciar nestes ativos e é por isso que eu disse que a comparação não é tão fácil já que são indexadores diferentes. Vamos considerar agora que os títulos públicos satisfazem a condição de não-arbitragem. Essa condição diz que, para uma mesma data, todas as opções representariam uma rentabilidade equivalente, já que se não fosse assim, poderíamos vender uma, comprar outra e ganhar na diferença sem risco. Sendo assim, poderíamos dizer que esta rentabilidade que a NTN-B Principal de 2019 tem representa as expectativas de mercado para o IPCA e aos ganhos com 100% Selic (que é a LFT, outro título público).

Continua depois da publicidade

O CDI e a Selic são indexadores diferentes, mas muito próximos, portanto poderíamos dizer que 100% Selic seria aproximadamente 100% CDI. Se a rentabilidade esperada da NTN-B Principal em 2019 é equivalente ao ganho esperado em 100% Selic, e você tem a opção de 110%CDI, então a escolha natural seria por este último! Porém, estamos trabalhando com expectativas de mercado e estas expectativas podem estar erradas: pode ser que o IPCA suba mais que o esperado e a Selic nem tanto assim. Se isso acontecer, o melhor seria ter ficado na NTN-B.

Concluindo, perceba como a comparação envolve variáveis diferentes de comportamento imprevisível. Neste caso, você tem que analisar o cenário mais provável e seguir por ele, sempre acompanhando para possíveis mudanças de rumo e ajustes nos investimentos. É por isso que contar com a ajuda de um Planejador Financeiro pode ser tão útil. Abraços!

Janser Pinheiro Rojo é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br