Me sinto no escuro na hora de investir; será que estou fazendo certo?

Guilherme Carvalho, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 22 anos, sou estudante de Publicidade e Propaganda e atualmente estagio em uma agência de comunicação. No começo do ano, tomei a iniciativa de começar a guardar dinheiro para o meu futuro, mais precisamente para alguns planos que tenho em mente: comprar um imóvel, constituir uma família, entre outros.

Penso que começaria a utilizar esse dinheiro para em uns cinco, talvez dez anos. Tenho uma renda mensal de R$ 2 mil e como não tenho gasto nenhum (pelo fato de ainda morar com a minha família e minha mãe me auxiliar com alguns custos) procurei o gerente do meu banco para iniciar algum tipo de investimento. Comecei a investir todo meu dinheiro em um plano VGBL seguindo sugestão de meu banco.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De março até agora, estou depositando toda a minha renda lá. Comecei a pesquisar sobre o assunto na internet e me dei conta de que talvez esse não seja o melhor caminho a ser seguido. O problema é que eu não tenho base nenhuma em economia e me sinto no escuro quando o assunto é investir.

Leitor: Rafael

Resposta de Guilherme Carvalho, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Continua depois da publicidade

Olá Rafael. Primeiramente gostaria de parabeniza-lo por estar dando a devida atenção ao seu futuro financeiro tão cedo, pois quanto antes se inicia o planejamento menos esforço é necessário ao longo dos anos. Planos de previdência são indicados de uma maneira geral para prazos mais longos, uma vez que existem benefícios fiscais atrelados a aplicações que permanecem por maior período (caso o investidor escolha a tabela regressiva).

Uma das questões mais importantes a verificar são as taxas cobradas pelo plano (administração e carregamento), pois esses custos podem fazer uma grande diferença lá na frente. Se estiver insatisfeito, é possível realizar a transferência para outro plano através da portabilidade. Seria interessante você diversificar um pouco seu patrimônio financeiro, uma vez que para eventuais emergências não é recomendável utilizar recursos de sua previdência.

Outra razão é que o fundo atrelado ao plano está focado em uma determinada política de investimentos que nem sempre irá gerar as melhores decisões para os diferentes cenários da economia. Sugiro que comece a realizar aportes em algum fundo de renda fixa (analise sempre a taxa de administração), títulos públicos ou então um CDB com liquidez diária.

Guilherme Carvalho é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br