Caso aconteça uma crise imobiliária as LCIs correm risco?

Filipe Villegas, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Em caso de uma crise imobiliária, a LCI se torna arriscada? Ou pelo fato de ele ter a garantia do FGC não se corre esse risco?

Leitora: Camila

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Filipe Villegas, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Olá Camila,

A LCI ou Letra de Crédito Imobiliário é um título de renda fixa lastreado em créditos imobiliários, gerando aos seus tomadores o direito de crédito pelo valor nominal, juros e atualização monetária. Bancos comerciais, múltiplos, demais instituições e principalmente a Caixa Econômica Federal têm autorização do Banco Central para realizar esse tipo operação de crédito.

Continua depois da publicidade

Ou seja, quando você investe em uma LCI, estará emprestando dinheiro ao banco ou instituição financeira para ser utilizado no financiamento habitacional. Sobre uma crise no mercado imobiliário e que amedronta aquele investidor mais conservador, não precisamos comentar dela, mas sim sobre as garantias que se tem ao se adquirir uma LCI. Este papel possui três níveis de garantia: O primeiro nível é a garantia do próprio banco emissor, que em minha opinião seria a maior segurança do título, pois contamos com um sistema bancário bastante sólido.

O segundo nível seria sobre o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura o pagamento de até o montante de 250 mil reais por CPF e instituição financeira. E por fim, temos a garantia dos empréstimos imobiliários realizados pelo emissor do título, que acontece por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel, onde a soma do principal das letras emitidas não pode exceder o valor total dos créditos imobiliários detidos pela instituição que as emitiu.

Filipe Villegas é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br