Recebi uma herança de R$ 30 milhões; qual é o melhor investimento para mim?

Fernanda Astudillo, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Recebi R$ 30 milhões de herança e quero investir em médio ou longo prazo. Qual é a melhor opção? Qual é o percentual de lucro liquido? É aconselhável investir em imóveis?

Leitor: A.S.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Fernanda Astudillo, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF

Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa na procura por uma assessoria. Devido ao montante disponível, as alternativas no segmento de Private Bank podem ser mais atrativas, pois contam com um portfólio de investimento diferenciado. Para realizar uma recomendação mais assertiva é preciso considerar algumas variáveis, como por exemplo, perfil de investidor, seus objetivos, idade, filhos, patrimônio total, entre outras. Vou trabalhar com algumas possibilidades, mas depois é de extrema importância ter esses dados disponíveis para uma melhor alocação. No período de 2007 a 2011 o mercado imobiliário brasileiro teve forte crescimento devido a vários fatores, como aumento da renda, maior oferta de crédito e mais empregos. Essa combinação de fatores fez com que muitas famílias que antes não tinham condições, aumentasse a demanda no setor. Além disso, a taxa de juros mais baixa, impulsionou investidores a procurar imóveis com o objetivo de investimento. A partir de 2012, o mercado começou a dar sinais que os ganhos expressivos obtidos até o ano anterior seriam reduzidos.

Levando em consideração esse cenário, se a sua ideia é comprar o imóvel para revender, talvez não obtenha ganhos tão expressivos como aconteceu no passado. Agora, se a intenção é contar com a renda mensal do aluguel, pode ser atrativo, mas existem outras sugestões de investimento atrelado ao mercado imobiliário que também podem ser interessantes, como é o caso dos Fundos Imobiliários. Nesse tipo de investimento, você recebe mensalmente uma renda, que é isenta de imposto de renda. Existem diversos fundos imobiliários disponíveis e é interessante analisar que tipo de imóveis é composta a carteira do fundo. Dê preferência para carteiras com imóveis em grandes centros e que a possibilidade de vacância seja pequena. Outra opção é investir em LCI (letra de crédito imobiliário), a “queridinha” do momento. Essa modalidade conta com isenção de imposto de renda e dependendo do valor alocado algumas instituições chegam a pagar 90% do CDI líquido.

Continua depois da publicidade

É importante você separar uma parte do recurso para uma Reserva de Emergência, e aqui entram os investimentos com liquidez, como CDB DI e Fundo DI, que possuem rentabilidade diária e acompanham a taxa básica de juros. Para objetivos de médio prazo, você pode trabalhar com fundos multimercados que tem como alvo superar o CDI. Existem diversas alternativas, desde as que só operam em mercado doméstico como aquelas que assumem posição no mercado internacional. Partindo para uma reserva de longo prazo, o Tesouro Direto também é uma boa opção, como por exemplo, as NTN-Bs que são atreladas ao IPCA, interessante para manter seu poder de compra no futuro. A Previdência Complementar corrobora com objetivos de longo prazo e planejamento para o futuro, além ser um excelente instrumento de sucessão patrimonial. Espero ter contribuído para seu questionamento. Para uma recomendação mais assertiva, é preciso mais detalhes sobre o seu momento de vida.

Bons Investimentos.

Fernanda Astudillo é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões da autora. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br