Meu pai recebeu R$ 5 milhões; como ele pode viver da renda desse dinheiro?

Fabiano Calil, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Meu pai vendeu o seu negócio e recebeu R$ 5 milhões. Ele precisa aplicar este dinheiro pois depende do rendimento mensal da aplicação para poder viver, uma vez que não pretende mais trabalhar. Ele não deseja correr riscos. Qual seria o investimento mais indicado para poder ter uma boa rentabilidade mensal?

Leitor: Jurek

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Fabiano Calil, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Caro Jurek, tivesse você vindo ao meu escritório a primeira recomendação que faria era que trouxesse seu pai para a reunião. Explico. Vocês são de gerações diferentes. Para seu pai, se já está aposentado ou próximo disso, que viveu a hiperinflação e que tem filhos o olhar do mundo é outro. Para responder a sua questão com mais assertividade e menos discurso, eu precisaria saber quais as necessidades que ele possui? Como ele compõe a renda hoje? De que maneira construiu este patrimonio, se com seu próprio esforço, por herança ou em conjunto com uma companheira por exemplo.

Preciso ainda saber se foi contribuinte do INSS e se poderá receber aposentadoria em algum momento. Se sim, que momento é este a qual a previsão de valor. Aí então, estaremos mais próximos de saber, qual a renda que seu pai precisaria hoje para complementar a sua aposentadoria. Mas ainda não seria suficiente. Preciso conhecer as preocupações dele com os filhos, com a companheira se houver, com a empresa se houver, com outros dependentes se houverem.

Continua depois da publicidade

Preciso conhecer seus sonhos e desejos. O que ele pretende realizar nos próximos anos? Será que utilizará parte destes recursos? Não sei a idade nem a disposição hoje, mas posso imaginar mais 30 ou 40 anos de vida ativa e saudável? O que representou o trabalho para ele? Será que não trabalhar mais significa fazer outra coisa? Necessidade de férias? Pois ficar passivamente aguardando o rendimento do mês seguinte para pagar as contas, pode ser muito deprimente. No entanto, imaginando que as questões propostas serão refletidas pelo seu pai, vamos ao discurso. Sendo estes investimentos, todo o recurso do seu pai, é preciso preserva-lo, o que pode ser traduzido no mercado financeiro, em proteger estes recursos da inflação, mantendo assim o patrimonio no tempo.

Além disso, ele precisa gerar renda ao seu pai sem muitas oscilações, pois será a sua unica fonte de entrada. Recomendo estudos e conversas com especialistas nos seguintes mercados onde entendo, podem ser diversificados os investimentos, respeitando a medida de conforto que seu pai sentirá em cada um deles. Investiguem o mercado de títulos publicos que podem servir para preservar da inflação e gerar ganhos acima dela. O mercado de ações, com ênfase nas empresas distribuidoras de dividendos, podendo usufruir da isenção de imposto de renda.

Os fundos imobiliários, também isentos de imposto de renda. Os fundos multimercados e multigestores que podem proteger a carteira. Os imóveis comerciais pequenos para locação. As franquias para a geração de renda e possivel ocupação do seu pai. Desejo que converse com ele e possa se perceber no lugar dele neste importante e marcante momento da vida. Sem pressa, descobrirão a riqueza de oportunidades e potenciais que a vida pode apresentar. Boas escolhas!

Fabiano Calil é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br