Devo financiar a construção da minha casa e investir o dinheiro que tenho?

Enio Souza Secchi, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Pretendo construir minha casa própria, e tenho o capital para realizar a construção, mas estou na dúvida entre utilizar o meu próprio capital ou o capital de terceiros. A melhor taxa que consegui no mercado no momento foi de CET 9,3% a.a + T.R.

No momento, consigo uma rentabilidade melhor em LCA/LCI, em torno de 98% do CDI, ou seja, creio que vale a pena alavancar. Estou correto na minha linha de raciocínio? Acredito que o complicado mesmo é saber se vou conseguir estas mesmas rentabilidades em LCA/LCI, ou mesmo em outros produtos nos próximos anos, superando a taxa do financiamento.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor: Alexandre

Resposta de Enio Souza Secchi, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Gostaria de parabenizá-lo por duas coisas: a iniciativa de construir o seu próprio imóvel, com todo o trabalho e acompanhamento que uma obra exige e a capacidade que você teve de acumular os recursos para fazer frente a este compromisso. A sua pergunta é uma das mais frequentes no mercado bancário: tomar o crédito e guardar o dinheiro ou pagar o compromisso com recursos próprios? Para construirmos a resposta, devemos nos valer do conceito de Custo de Oportunidade, onde se abre mão de um investimento em troca de outro.

Continua depois da publicidade

O custo de oportunidade aqui apresentado é a taxa de remuneração em 98% do CDI conquistados na LCA de sua instituição, uma excelente taxa, por sinal. Por outro lado, o custo efetivo total da taxa de crédito, segundo o seu relato, é de 9,3% a.a. + TR (Taxa Referencial). São raras as situações onde um investimento conservador consegue superar as taxas das linhas de crédito de mercado por conta do spread bancário. Entretanto, você obteve uma boa taxa de remuneração na LCA e o custo de crédito apresentado se assemelha a um crédito imobiliário, com características de prazos mais longos e taxas menores.

Para uma resposta mais exata é preciso saber qual será o prazo do seu investimento e do crédito a ser tomado, mas ponderando que este crédito será corrigido pela TR, que é um indicador menos volátil no curto prazo e se a taxa básica de juros, conhecida como SELIC, permanecer em dois dígitos, ou seja, acima de 10% a.a. nos próximos anos, me parece que temos uma situação onde vale a pena preservar o seu capital bem investido na LCA e utilizar-se da linha de crédito oferecida pelo seu banco. Lembrando que operações de crédito bancário, em sua grande maioria, podem ser liquidadas antecipadamente pelo seu valor presente, caso o ambiente de juros fique desfavorável à LCA nos anos que se seguirem. E você terá a liquidez a seu favor. Bons investimentos.

Enio Souza Secchi é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br