O que é mercado de opções e como eu compro debêntures?

Eduardo Cubas Pereira, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Red question mark key

Publicidade

Pergunta: Gostaria que me ajudasse em duas dúvidas: na primeira, gostaria que me explicasse o que é mercado de opções, como operar, e exemplos. Já adianto que já li a respeito de opções e não intendi, então se tiver um jeito didático de me explicar ficarei agradecido.

A outra é: como eu compro debêntures? Elas são chamadas de oferta pública no Home Broker? É no prospecto que fala a rentabilidade e o prazo? Que informações têm no prospecto? A compra de debêntures é feita pelo próprio home broker? Porque eu vi aqui que a empresa Kinea está com pedido de reserva aberto, eu tenho que fazer reserva para depois comprar? É tudo online?

Leitor: Gustavo

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Eduardo Cubas Pereira, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

O mercado de opções é onde se negociam direitos de compra/venda de ativos financeiros (o mais comum para investidores pessoa física são direitos sobre ações).

Existem algumas variações. Porém, conforme você comentou, este mercado é complexo e explicá-las demandaria muito tempo e espaço.

Continua depois da publicidade

O mercado de opções é de enorme volatilidade e sugiro operações neste mercado somente para investidores de alto conhecimento de mercado e alta aceitação a risco.

Portanto, antes de operar neste mercado, é fundamental que você procure ajuda de um especialista.

Isto pode ser feito através de reuniões presenciais ou cursos sobre este mercado. Não sugiro que você busque informações sobre um tópico tão avançado via email ou blogs.

Com relação a debêntures, elas são um empréstimo para uma empresa. O risco é que a empresa dê um calote nesta dívida e não reembolse o investidor.

Você pode comprá-las via Oferta Pública (quando você é a primeira pessoa a comprar uma determinada debênture – você a compra diretamente da empresa que está tomando a dívida), ou no mercado secundário (quando você compra a debênture de outro investidor, e você é o novo detentor do direito de receber a dívida da empresa).

Debêntures costumam ser aplicações de renda fixa com prazo mais longo.

Não sugiro aplicações em debêntures para investidores com horizonte de menos de 2 anos de aplicação, salvo em casos muito específicos.

Antes de comprá-las, você deve entender a situação da empresa da qual você está comprando a dívida, pois em caso de calote você perde o capital.

Informações a respeito do prazo e fluxo de pagamento da dívida, a respeito dos balanços e saúde financeira da empresa e vários outros detalhes se encontram no prospecto.

No caso de Oferta Pública, é necessário fazer a reserva para depois comprar. As datas da reserva e do pagamento também se encontram no prospecto.

Isto ocorre para definição da remuneração da debênture e seu rateio. O rateio é usado nos casos onde o volume de reservas é maior que a dívida que a empresa está emitindo. Exemplo: a empresa está emitindo R$ 100 milhões mas investidores somaram R$ 200 milhões de reserva. É aplicado um processo chamado Bookbuilding para definir o volume reservado por cada investidor. Isto normalmente funciona via leilão holandês.

Este também é um mercado relativamente complexo.

Sugiro buscar ajuda de um profissional antes de se envolver na negociação de debêntures pois ele demanda uma análise criteriosa de risco e liquidez em cada caso.

Eduardo Cubas Pereira é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br