Tenho um capital de R$ 10 mil para aplicar no longo prazo; onde investir?

Leitor não se preocupa com o prazo da aplicação e sim com uma boa rentabilidade

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta:

Tenho um capital de R$ 10 mil para investir. Queria um norte pra saber em que devo aplicar esse dinheiro. Qual seria a melhor forma de investir sem me preocupar com o prazo visando uma boa rentabilidade?

Leitor: Rafael

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Annalisa Blando Dal Zotto, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF:

Rafael, antes de definir aonde aplicar o dinheiro é essencial ter em mente exatamente qual o objetivo do investimento e qual a sua tolerância ao risco. Mesmo que você diga que é para longo prazo, é necessário saber se existem necessidades não tão longas assim, tais como comprar um carro daqui a cinco anos ou um imóvel daqui a dez, por exemplo.

Primeiro, é muito importante que você tenha uma reserva de segurança para eventualidades. Mesmo que você seja jovem e não tenha muitas despesas, uma reserva pode lhe ser útil para aproveitar oportunidades, tais como um bom emprego em outra cidade, fazer um MBA, um curso no exterior, etc. Também pode servir para cobrir alguma gasto emergencial, como um problema de saúde de um ente querido, por exemplo. Neste investimento você não deve arriscar e precisa ter liquidez (aceitar resgates a qualquer momento). Títulos do governo (negociados via Tesouro Direto) do tipo LFT ou CDBs são ideias para essa reserva. Ela deve ser de valor suficiente para cobrir suas despesas por aproximadamente 6 meses.

Continua depois da publicidade

Mas ao que parece você é uma pessoa jovem, iniciando sua poupança e disposto a correr riscos para ver seu patrimônio aumentar. Vamos então considerar que você já tem uma reserva de segurança e que esse investimento é para sua aposentadoria, com prazo de investimento realmente longo (acima de 20 anos).

Para os investimentos de longo prazo, esteja certo de uma coisa: para obter boa rentabilidade você terá que abrir mão da liquidez e/ou correr riscos.

Considerando o valor que você tem para investir, uma ótima opção são os títulos do governo do tipo NTN-B Principal. Eles pagam uma rentabilidade equivalente à inflação medida pelo IPCA, somada a uma taxa de remuneração pré-fixada, ou seja, garantem rentabilidade real (acima da inflação).

Atualmente a taxa real (acima do IPCA) paga por esses títulos está acima de 6% ao ano, o que é excelente! Além disso, este título é garantido governo o que traz segurança ao investidor.

Mas então qual o risco? As NTN-B costumam ter alta volatilidade no curto prazo, portanto é muito importante você conciliar o vencimento dos títulos com a sua necessidade de utilizar o dinheiro, para não precisar resgatá-los antes do vencimento. Veja mais detalhes no site do Tesouro Direto.

Outras opções para buscar boa rentabilidade no longo prazo são os fundos multiestratégia e fundos de ações, porque contam com especialistas para gerir seus recursos. Em ambos os casos, para se obter bons resultados é muito importante a diversificação e o alinhamento da carteira ao seu perfil de risco. Nesse caso, recomendo que você procure um especialista na área para lhe recomendar o fundo mais adequado.

O simples fato de você se preocupar em poupar para o futuro já lhe coloca em posição privilegiada. Continue sempre em busca de informações e das melhores opções para investir seus recursos!

Annalisa Blando Dal Zotto é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br