Fundos multimercados: multi maneiras de diversificar seus investimentos

Os multimercados são fundos que reúnem em um só produto vários tipos de papéis

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Todo investidor que já saiu em busca de informações sobre diversificação de aplicações já ouviu o jargão: “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Essa clássica frase destaca a importância de diversificar os investimentos, ou seja, de aplicar seu dinheiro em diferentes produtos, considerando aspectos como prazos de vencimento, risco, entre outros.

Quem já começou a investir e quer variar as aplicações pode encontrar uma opção nos multimercados e a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) fez um bê-a-bá sobre o tema. Veja: 

O que são?

Os multimercados são fundos que reúnem em um só produto vários tipos de papéis. Por exemplo: um único multimercado pode ser formado por títulos públicos, ações de empresas, debêntures e até ativos do mercado internacional, enquanto outro fundo da mesma categoria pode ter uma composição completamente diferente.É o investidor que escolhe aquele que se adequa melhor às suas necessidades e apetite ao risco.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Qual é a vantagem dos multimercados?

Por serem mais flexíveis do que os outros tipos de fundos, os multimercados podem ter suas estratégias modificadas de acordo com o cenário econômico. Em um período que a Bolsa cai, por exemplo, com a queda dos preços dos ativos de renda variável, os investimentos em renda fixa tendem a se tornar mais atrativos. Esses fundos têm a liberdade de aumentar os investimentos nesses papéis na tentativa de equilibrar perdas e ganhos.

Multimercados bombaram em 2017

Em 2017, o interesse pelos multimercados bateu recorde. A captação desses produtos, ou seja, a diferença entre todo o dinheiro aplicado e resgatado pelos investidores, foi de R$ 97 bilhões, valor 5 vezes maior do que em 2016.

A queda da taxa básica de juros, a Selic, é um dos fatores que pode explicar essa atração pelos multimercados. Com a redução da rentabilidade dos títulos de renda fixa, que são mais conservadores, as pessoas passaram a buscar opções que pudessem trazer uma remuneração maior. Como em todo investimento em renda variável, os ganhos passados não são garantias de rendimentos futuros. 

Continua depois da publicidade

Boas perspectivas para 2018

 Apesar do ambiente mais volátil no mercado doméstico, por expectativa com eleição e incertezas sobre a reforma da Previdência, a XP Investimentos mantém sua perspectiva de que os fundos multimercados tendem a se beneficiar de um ambiente de corte de juros e manutenção de uma taxa baixa por um período prolongado. 

A perspectiva de manutenção dos juros no menor patamar histórico é sólida no mercado, que indica há 7 semanas que a Selic terminará o ano de 2018 em 6,75%, conforme Boletim Focus. Nesta quinta-feira (15), o Banco Central divulgou a ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), ocorrida na semana passada, e voltou a sinalizar menores chances para a continuidade do ciclo de flexibilização monetária, mas ainda não excluiu totalmente essa possibilidade.

Fundo multimercado rendeu mais de 1.000% do CDI em janeiro

José Tibães, analista de fundos de investimentos da XP, falou sobre as características e estratégias dos 3 fundos multimercados macro disponíveis na plataforma da XP Investimentos que se destacaram no mês passado e foram os campeões em retorno. O primeiro deles chegou a ganhar mais de 1.000% do CDI em janeiro, cuja taxa foi de 0,56% no período.

Veja o desempenho na comparação com o CDI:
Aplicação Rentabilidade
em % do CDI
Janeiro
Rentabilidade

em % do CDI
12 meses*

Rentabilidade

em % do CDI
24 meses*

Rentabilidade

em % do CDI
36 meses*

Adam XP Macro Strategy FIC FIM 1.091,91%
Adam XP Macro FIC FIM 998,72% 175,20%
Ibiuna Hedge STH FIC FIM 908,66% 265,70% 174,81% 156,85%
*Dados do fechamento de janeiro. 

**Rentabilidade passada não garante rendimentos futuros

Veja o programa completo:

Quer aplicar nos fundos de investimentos mencionados no programa? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

Conheça seu perfil de investidor

Antes de optar por um multimercado é importante conhecer seu perfil de investidor e o objetivo da aplicação. Esses fundos costumam ser destinados para investimentos de longo prazo – alguns carência para resgate que podem chegar a até 120 dias – e também estão mais expostos às altas e baixas do mercado. 

Devido a essas características, é preciso ter sangue frio nos momentos de queda e esperar sempre o momento certo para pegar seu dinheiro de volta.