Primeiro fundo de investimentos de whisky do mundo começa a operar na bolsa em março

Na prática, ao adquirir parte do fundo você passa a deter uma parte de uma coleção de garrafas raras e edições limitadas da bebida  

Giovanna Sutto

Whisky Bottle and two Glasses

Publicidade

SÃO PAULO – Uma nova opção de investimento está disponível da Suécia: o primeiro fundo de investimentos regulado de whisky do mundo. Na prática, ao adquirir parte do fundo você passa a deter uma parte de uma coleção de garrafas raras e edições limitadas da bebida. Ele será negociado na Nordic Growth Market, bolsa de valores da Suécia a partir de março. Os investidores poderão comprá-lo em Bolsa como se fosse um  ETF. 

Chamado de “The Single Malt Fund”, “é essencialmente um fundo de commodities, mas em vez de ouro, compramos ouro líquido”, compara Christian Svantesson, criador do fundo.

O fundo é o resultado de um ano e meio de trabalho do sueco e de sua equipe para eliminar barreiras regulatórias. Foi aprovado como fundo de investimento alternativo pelo órgão de fiscalização financeiro da Suécia neste ano e agora passa a ser regulado pelas autoridades.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em entrevista ao InfoMoney, Svantesson, conta que a ideia surgiu em uma conversa entre amigos em 2015. “Eu e mais alguns amigos apreciamos whisky e começamos a pensar que esse mercado poderia ser muito lucrativo”, diz.

“Nos perguntamos: por que isso não é feito sob regulamentação, quando há um mercado tão grande. O retorno histórico dos investimentos em whisky tem sido excelente”, afirmou Svantesson.

A ideia surgiu, mas não foi desenvolvida. Até que em meados de 2016, o empreendedor decidiu colocá-la em prática. “Não poderia deixar passar uma ideia tão boa. Eu procurei na internet fundos de investimentos de whisky e não encontrei nada. Ninguém fazia isso profissionalmente”, explica Svantesson.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, o mercado de whisky está passando por um processo de crescimento acelerado principalmente em mercados como Estados Unidos, China, Índia e América do Sul. “Neste último ano, a demanda por whisky aumentou consideravelmente no mundo todo – especificamente do tipo “single malt”, que é mais refinado, por vezes bem mais caro e com unidades limitadas”, explica.

De fato, o esse tipo whisky chegou a subir 28% no ano passado – e 370% desde 2010 – de acordo com o RW Apex 1000, um índice de 1 mil whiskies “single malts” mais valiosos do mundo, gerido pelo banco de dados independente Rare Whiskey 101.

Foi nesse nicho que ele decidiu atacar. Por isso, o fundo chamado de The Sigle Malt Fund, gerenciado pelo empreendedor de 48 anos é focado exclusivamente em whiskys desse tipo.

Continua depois da publicidade

Svantesson já era investidor e sempre foi um apaixonado pela bebida. Ele explica que um whisky desse tipo pode levar de 8 a 20 anos para se produzido. Então a produção dessa categoria não é feita em grande escala, o que em consequência aumenta seu preço mercado.

Ele essencialmente quer abrir um lucrativo mercado de whisky raro e limitado – que hoje é reservado para alguns entusiastas e especialistas – para o público. 

De acordo com o site da empresa, o objetivo de retorno declarado do investimento é de 10% ao ano – sem contar com uma taxa de administração anual de 2,5%.

Publicidade

A ideia é oferecer um fundo a bebida “single malt” de vários lugares do mundo. “Vamos buscar bons whiskies no japão, índia, Estados Unidos e Brasil”, diz.

 

Quer encontrar as melhores opções de investimento no Brasil? Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.