Gestor de hedge fund fecha fundo após quedas: “informar o desempenho aos cotistas estava me deixando agoniado”

A Kase, que geriu cerca de US$ 50 milhões, perdeu aproximadamente 8% neste ano, de acordo com Dow Jones

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O gestor Whitney Tilson anunciou que está fechando seu hedge fund e, em uma carta enviada aos clientes, ele explicou que o desempenho abaixo do esperado era um dos motivos para fechar o Kase Capital. As informações são do site Business Insider.

“Se eu estivesse gerenciando apenas meu próprio dinheiro, os resultados recentes do fundo não me incomodariam tanto”, escreveu Tilson. “Mas investir e administrar um negócio de gerenciamento de dinheiro são duas coisas muito diferentes, e o relatório de desempenho abaixo do esperado estava me deixando miserável”, acrescenta

A Kase, que geriu cerca de US$ 50 milhões, perdeu aproximadamente 8% neste ano, de acordo com Dow Jones.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em uma newsletter enviada por e-mail, Tilson disse que ainda não tinha certeza do que faria no futuro, mas esperava continuar no setor de investimentos. Entre as opções, ele considera atuar em conselhos corporativos, fazer consultas em áreas que tem conhecimento, como alocação de capital, estratégia e investimento, ou até mesmo ensinar e orientar jovens investidores por meio de textos, vídeos e seminários.

Veja trechos da carta que Tilson enviou aos investidores:

“Prezado parceiro,

Continua depois da publicidade

Eu queria acompanhar as conversas que tive com cada um de vocês recentemente sobre minha decisão de fechar o fundo e devolver seu capital.

Mais importante, gostaria de reiterar minha tremenda gratidão pela sua paciência e confiança em mim ao longo dos anos. Você me deu o tempo para tentar melhorar o desempenho do fundo, e lamento profundamente que não tenha conseguido fazê-lo.

Se eu estivesse gerenciando apenas meu próprio dinheiro, os resultados recentes do fundo não me incomodariam tanto. Mas investir e administrar um negócio de gerenciamento de dinheiro são duas coisas muito diferentes, e o relatório de desempenho abaixo do esperado estava me deixando miserável.

Não haveria nada melhor do que ter recompensado você por ficar perto de mim durante esses tempos difíceis, terminar com uma boa avaliação, mas eu finalmente concluí que não poderia, em boa consciência, continuar a administrar seu dinheiro, a menos que eu tivesse um alto grau de confiança de que poderia mudar as coisas dentro de um prazo razoável.

Nas quase duas décadas que administrei dinheiro profissionalmente, sofri outros períodos de baixo desempenho. No entanto, naqueles tempos, eu estava certo de que as perdas eram temporárias porque nosso portfólio estava cheio de ações baratas que rapidamente se recuperariam.

Infelizmente, hoje não tenho esse sentimento. Historicamente, eu investi em ações seguras e de alta qualidade com bons preços, bem como em ativos de baixa qualidade com preços comprimidos. Dado os preços elevados e a complacência que atualmente prevalecem no mercado, no entanto, minhas ações seguras favoritas (como Berkshire Hathaway e Mondelez) não parecem baratas, e minhas ações econômicas favoritas (como Hertz e Spirit Airlines) não parecem seguras. Por isso, minha decisão de desligar.

Tem sido um tremendo privilégio administrar seu capital, e quero expressar minha mais profunda gratidão pelo seu apoio e amizade ao longo dos anos. Isso significa o mundo para mim.

Atenciosamente,

Whitney”

Tópicos relacionados