Duas das ações favoritas do fundo que acumula ganhos de mais de 800% em 9 anos

André Ribeiro é o convidado dessa semana do programa Papo com Gestor, apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney 

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O gestor da Brasil Capital, André Ribeiro, gosta de empresas que se reinventam mesmo após uma grande dificuldade e que são capazes de se adaptar às circunstâncias das mais diversas possíveis, já que essa é a realidade do mercado. 

A estratégia vem dando certo. O principal fundo da gestora, o Brasil Capital FIC FIA,tem rentabilidade acumulada de 25% em 2017, ante 17,6% do Ibovespa, e impressionantes ganhos de 806% desde sua abertura, em 2008, enquanto o principal índice da B3 subiu 73,5%.

 André Ribeiro é o convidado dessa semana do programa Papo com Gestor, apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney. O programa é fruto de uma parceria do InfoMoney com a XP Investimentos e trará, toda semana, entrevistas com gestores dos melhores fundos de ações dentre os mais de 50 disponíveis na plataforma digital da XP Investimentos. 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre as estratégias de investimentos do fundo, Ribeiro entregou duas de suas ações favoritas atualmente. A primeira delas é a CVC (CVCB3). “A CVC fez o IPO há quase 4 anos. Fizemos um pequeno investimento naquele momento e desde então nós só aumentamos participação na companhia”, conta o gestor. Ribeiro destaca o comportamento resiliente do ativo mesmo diante da maior recessão vivida pelo país desde 1981. 

“No fim das contas foi identificado – com o passar dos trimestres, com a gestão da companhia e o posicionamento estratégico no mercado em que atua e com a grande liderança – que ela foi capaz, mesmo num momento de queda de PIB e diminuição de renda, de capturar mercados dos mais fracos e dos competidores que estavam em dificuldades financeiras”, avalia Ribeiro.

“Ter performance crescente, em termos operacionais e de lucro, num momento de grande recessão da economia, conseguiu chamar atenção de grandes investidores”, ressalta o gestor sobre a ação que acumula ganhos de 300% desde fevereiro de 2016. 

Continua depois da publicidade

A segunda ação favorita do gestor pertence a Rumo (RAIL3), que acumula valorização de 88% neste ano. “Ao longo dos últimos 18 meses ela foi um investimento de pequeno a médio do fundo. É uma companhia mais do que 4x alavancada narelação dívida líquida/resultado operacional e que fez uma oferta de ações no segundo trimestre do ano passado para rearranjar estrutura de capital da companhia e que, agora, está passando pelo segundo processo de aumento de capital  justamente para reequilibrar o balanço da companhia”, explica Ribeiro.

Para o gestor, essa mudança estrutural da empresa “parece um movimento muito inteligente da empresa”, que tem uma “vantagem competitiva clara” em relação aos seus concorrentes, uma vez que liga por meio de ferrovias regiões agrícolas do país até o Porto de Santos, onde a Rumo tem terminais de exportação. 

“Os concorrentes da companhia são caminhões, que são muito menos produtuvos e competitivos e não fazem transporte em larga escala como os clientes da rumo exigem”, destaca Ribeiro. 

Além da falta de competidores à altura, as ações da Rumo negociam com “desconto muito grande” em relação às empresas comparáveis na Europa, Ásia e Estados Unidos, segundo o gestor. 

Ribeiro acredita que o aumento de capital realizado pela empresa deve ser capaz de equilibrar seu balanço e abrir espaço para que ela entregue o guidance prometido ao mercado de R$ 4,5 bilhões. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima.