Fundo revela como ganhou mais de 7% no dia em que todo o mercado desabou  

A gestora de recursos independente Kadima Asset Management obteve seu melhor resultado diário em quatro fundos de investimentos diferentes no dia do terremoto político

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A divulgação pela imprensa da conversa entre o presidente Michel Temer e o dono da JBS, Joesley Batista, teve o efeito de uma avalanche nos mercados financeiros na última quinta-feira (18). Enquanto muitos perderam dinheiro, no entanto, a gestora de recursos independente Kadima Asset Management obteve seu melhor resultado diário em quatro fundos de investimentos diferentes no dia do terremoto político.

 Rodrigo Maranhão, sócio da Kadima, explica que todos os fundos são geridos com estratégias quantitativas por meio de algoritmos que seguem a tendência dos ativos. “O algoritmo tenta achar a tendência de curto prazo. No dia anterior ao caos houve uma piora nos mercados devido ao Donald Trump e a estratégia já tinha se posicionado com os fundos comprados no dólar e nos DIs longos e vendidos em índice futuro”, explica.

No dia anterior, a crise política no governo Donald Trump se agravou – e pressionou os mercados domésticos – após o jornal The New York Times informar que o presidente norte-americano pediu ao então diretor do FBI James Comey para encerrar uma investigação sobre as ligações entre o então conselheiro de segurança nacional da Casa Branca Michael Flynn e a Rússia.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mantendo a estratégia que previa piora nos mercados como base para as operações no dia 18 de maio, os fundos da Kadima alcançaram recorde diário histórico. O Kadima High Vol FIM teve ganho de 7,21%, o Kadima FIC FIM teve alta de 3,02%, o Kadima II FIC FIM avançou 2,98% e o Icatu Seguros Kadima Previdência Multimercado), com alta de 2,60%.

No mesmo dia, o Ibovespa acionou o “circuit breaker” pela primeira vez desde 2008 logo nos primeiros minutos de pregão e encerrou em queda de 8,80%, enquanto o dólar comercial disparou 8,52%, cotado a R$ 3,4008 na venda – na maior alta desde 5 de março de 2003. O fato de estar vendido em índice futuro garantiu fortes ganhos aos fundos da Kadima.

 No mercado de juros futuros, em que a gestora estava comprada nos contratos mais longos, o contrato com vencimento em janeiro de 2025 saltou 176 pontos, para 11,91%. Em meio ao caos, que incluiu rumores de renúncia de Temer, muitos analistas recomendaram aos investidores evitar qualquer atuação no mercado e avaliaram que o ideal seria deixar a poeira baixar para fazer negócios mais assertivos em outro dia.

Continua depois da publicidade

Nos dias seguintes, após a tormenta, os mercados seguiram voláteis e Maranhão afirma que isso tende a beneficiar os fundos multimercados. “Historicamente os fundos se beneficiam desses movimentos mais voláteis. Eu gostaria que essa volatilidade continuasse. O VIX [conhecido como termômetro de nervosismo dos mercados dos Estados Unidos] tinha batido a mínima histórica de 1993. A volatilidade estava bastante comprimida e ela voltando costuma ser benéfico para nós”, explica Maranhão.