Estrategista chefe de uma das maiores corretoras dos EUA conta como investe seu dinheiro

A estratégia de Liz Ann Sonders é bastante simples e pode ser replicada por praticamente qualquer um

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Liz Ann Sonders é bastante conhecida no mercado dos EUA por ser a estrategista chefe de investimentos da Charles Schwab, uma das maiores corretoras do país. Durante a crise de 2008, muitas pessoas acreditaram que o modelo de negócio da instituição financeira estaria acabado, afinal, como as pessoas continuariam a investir após tudo que aconteceu, relata o site Business Insider.

Liz, apesar de todo pessimismo que cercava o mercado no momento, acreditava que o mercado não poderia cair mais. E ela acertou. “Tudo estava aos pedaços, algumas pessoas subitamente dizendo que o mercado despencaria mais 50%. Você (se referindo à Liz) apareceu e disse, ‘sabem o que? Eu acho que estamos no fundo’. Desde então, você se manteve confiante ladeira acima”, relembra Henry Blodget, CEO (Chief Executive Officer) do Business Insider.

No entanto, apesar de todo seu conhecimento sobre mercado financeiro por ser a estrategista chefe da corretora há mais de quinze anos, ela raramente o utiliza para gerenciar ativamente seu próprio dinheiro.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Liz comenta que não seleciona ações individualmente e que seu fundo de pensão não deve ser muito diferente dos fundos de muitos investidores comuns. Ela conta que boa parte de seu portfólio é gerido passivamente, com seus investimentos consistindo principalmente em ETF (Exchange Traded Funds).

A estratégia de investir em fundos de índice de baixo custo é defendida por vários especialistas de investimento, uma vez que permite que o investidor tenha diversificação e, ao mesmo tempo, acompanhe o desempenho do mercado – que, no longo prazo, conta com a tendência de se valorizar sempre, independentemente de oscilações de curto e médio prazos.