BTG Pactual cria banco digital de olho em mercado de R$ 600 bilhões

Antes focado apenas em investidores milionários, o objetivo do banco agora é atrair o varejo de alta renda, com investimentos a partir de R$ 50 mil

Diego Lazzaris Borges

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SÃO PAULO – O BTG Pactual lançou uma plataforma digital para oferecer a clientes de alta renda produtos de investimento em renda fixa e fundos. A abertura de conta é 100% online e feita a partir do preenchimento de um cadastro e envio de três fotos: uma do próprio cliente, outra de um comprovante de residência e a terceira de um documento de identidade. “O processo é rápido. Há casos da abertura ser concluída em 40 minutos”, afirma Marcelo Flora, sócio responsável pelo BTG Pactual Digital.

Antes focado apenas em investidores milionários, o objetivo do banco agora é atrair o varejo de alta renda, com investimentos a partir de R$ 50 mil. Segundo o BTG, este mercado conta atualmente com cerca de 3 milhões de pessoas, que têm entre R$ 550 e R$ 600 bilhões em investimentos – sem contar aqueles que investem na caderneta de poupança. “Achamos que faz sentido conseguirmos por volta de 10% desse mercado”, afirma Flora. Apesar de não serem o foco, clientes com menos de R$ 50 mil também serão aceitos na plataforma.

Como qualquer investidor, o cliente do BTG Pactual Digital precisa responder a um questionário para identificar seu perfil de investidor, conhecido como suitability. “A partir daí temos uma série de produtos que ele pode pesquisar e escolher”, diz o executivo. Neste primeiro momento a plataforma vai oferecer produtos de renda fixa como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) distribuídos pelo Banco Pan (controlado pelo BTG) e fundos de investimento com gestão própria.

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Produtos emitidos por outros bancos e fundos de outras gestoras poderão ser disponibilizados para os clientes posteriormente. “Não temos problema nenhum em abrir para distribuir produtos de outros emissores e bancos. O que nós não queremos é piorar a experiência do usuário com uma oferta muito grande de produtos parecidos”, afirma Flora.

Como exemplo ele cita os fundos DI, que normalmente têm uma carteira de ativos muito semelhante, baseada em títulos públicos pós-fixados. “Vamos disponibilizar dois destes fundos. O BTG Yield, com taxa de administração de 0,3% e o Fundo Tesouro Selic, com taxa de 0,2% ao ano. São os mesmos produtos que oferecemos no segmento de Wealth Management, para clientes com investimentos acima de R$ 5 milhões”, diz o executivo.

Já nos casos de fundos de ações ou outros que demandam uma gestão mais complexa, o diretor não descarta a possibilidade de contar com produtos de outros gestores no portfólio.

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A intenção do BTG não é concorrer diretamente com os grandes bancos, mas sim complementar os serviços com produtos de investimentos mais rentáveis. “O nosso desafio é mostrar para o investidor de varejo de alta renda que faz sentido que ele tenha aplicações em um banco de investimentos. Quisemos fazer algo que nos aproximasse da própria história do banco”, afirma Flora.

Por enquanto, a abertura de conta é disponibilizada apenas para pessoas que recebem o convite de funcionários, de outros clientes ou que pedem o convite no site do banco.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip