“Temer trouxe ótimas oportunidades para o investidor nesse semestre”, diz especialista

Para planejadora financeira, os fundos multimercados devem ser a bola da vez no segundo semestre

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O primeiro semestre de 2016 foi, de modo geral, um bom período para o investidor brasileiro, tanto na renda fixa quanto no mercado de ações. A mudança de administração no governo federal fez com que a bolsa subisse e as taxas de renda fixa caíssem, trazendo várias oportunidades para o investidor.

“O governo Temer trouxe ótimas oportunidades para o investidor aplicar nesse semestre nos fundos multimercados”, atesta a planejadora financeira e sócia da Par Mais Empoderamento Financeiro Annalisa Blando dal Zotto. Esses fundos são a “bola da vez” na opinião da especialista.

“Na gestão anterior, a gente não tinha previsibilidade sobre as decisões do governo. Para o gestor de um fundo multimercado era muito difícil, muitas vezes as negociações saíam errado por mudanças inesperadas. Agora temos mais visibilidade e isso ajuda muito os bons gestores”, comenta Annalisa.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, é essencial que o investidor escolha fundos com uma boa gestão e que tenham uma estratégia alinhada com seus objetivos e perfil de risco. Para fazer isso, é importante contar com uma boa assessoria de investimentos, pois só assim o investidor poderá garantir uma boa aplicação. “As pessoas têm uma vida para viver, não podem ficar acompanhando o mercado financeiro o dia inteiro. Então é importante contar com alguém de confiança que possa fazer isso para elas”, aconselha a planejadora financeira.

Annalisa ainda aponta que o investimento no título do Tesouro Direto Tesouro IPCA+ também pode ser uma boa para esse semestre. “A perspectiva é de queda nas taxas de juros, então esse pode ser um bom momento para aproveitar um investimento para o longo prazo com bom juro real”, destaca.

Além disso, o investidor ainda pode lucrar com a venda do título antes de seu vencimento. Caso as taxas de juros de fato venham a cair, o título terá valorização em seu valor de face e o investidor pode embolsar lucro. No entanto, essa é uma estratégia arriscada e indicada apenas para investidores que tenham um pouco mais de apetite a risco.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que o investimento mínimo no Tesouro Direto é de apenas R$ 30,00 e que ele é considerado por especialistas como a aplicação mais segura que existe no Brasil, uma vez que é assegurado pelo governo federal, que é, em tese, o melhor credor do país.

Em relação ao mercado de ações, Annalisa comenta que tem acompanhado ele de perto, mas que ainda é preciso esperar mais um pouco. “Para ações, o investidor deve ficar com o olho bem aberto, pois logo poderemos ver ótimas oportunidades. Mas, para agora, o melhor é apostar mesmo em bons fundos”, encerra.