6 verdades sobre dinheiro e investimentos que seus amigos ricos não contarão

Fazer um orçamento eficiente é uma das coisas que as pessoas gostariam de poder recomendar para outras

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Todos nós temos amigos que parecem sempre tranquilos, eles nunca têm problema com dinheiro ou com sucesso na carreira e, de alguma maneira sempre conseguem fazer tudo que querem. O colunista do site Business Insider Terence Loose lista nove verdades difíceis que essas pessoas nunca contarão para você e o InfoMoney compilou algumas delas.

Você investe bem seu dinheiro? Faça o teste agora

1 – Você precisa de um orçamento
Sabe aquele amigo que você sempre vai pedir um dinheiro emprestado até o salário chegar? Ele provavelmente está pensando que seria melhor se você fizesse um orçamento. A planejadora financeira Kate Holmes sugere buscar aplicativos de orçamento ou ainda uma planilha tradicional para resolver o problema.

2 – Você não investe o suficiente
Todos queremos nos aposentar bem um dia, certo? Bem, a má notícia é que a maioria de nós não conseguirá isso se depender apenas da aposentadoria do governo. Assim, é necessário investir sempre, seja em fundos de pensão, planos de previdência, títulos públicos ou qualquer outro investimento. A recomendação é de poupar de 10% a 15% do salário no mínimo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Você nunca considera o custo de oportunidade
Toda compra tem dois custos: o primeiro é o preço que você paga por um produto ou serviço, já o segundo é o que você está abrindo mão ao fazer determinada compra, em outras palavras, o custo de oportunidade. Isso vale para negócios ou para investimentos: ao investir na poupança com uma taxa de juros alta, como é o momento atual no Brasil, ao invés de investir em aplicações financeiras melhores, o investidor está perdendo a chance de lucrar muito mais em outras alternativas mais rentáveis.

4 – Você desiste muito rápido
Se você não nasceu rico, então terá que trabalhar duro para conseguir ganhar dinheiro e entrar em um passo que gere riqueza. Na hora de investir é a mesma coisa: claro que más escolhas serão feitas no caminho, ou surpresas negativas aparecerão, mas é melhor aprender com os erros e continuar do que parar. A maior parte dos seus amigos não vai falar isso, então é melhor seguir trabalhando.

5 – Você não tem uma meta financeira clara
Você tem um amigo que faz de tudo na vida e ainda ficou milionário antes dos 30. A primeira coisa que ele vai dizer para você é que é necessário ter uma meta clara para conquistar qualquer coisa e para gerenciar o dinheiro. É muito difícil chegar em qualquer lugar sem definir onde se quer chegar. Ao investir, é importante saber exatamente onde se quer chegar.

Continua depois da publicidade

6 – Você precisa de um fundo de emergência
A vida, infelizmente, traz surpresas negativas: desde um carro quebrado, despesas médicas ou ainda reparos em casa que não estavam previstos. Seus amigos podem pensar “esse cara esperava que nada ruim nunca fosse acontecer?”. Assim, o conselho é ter guardado cerca de seis meses de salário, que assim podem garantir uma reserva em momentos críticos.

 

Leia também:

Continua depois da publicidade

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Publicidade

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Continua depois da publicidade

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra