Como investir e cuidar do dinheiro aos 20 para ser milionário aos 30

Seguindo alguns passos importantes, é possível juntar uma fortuna

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Se tornar um milionário aos 30, ou em qualquer idade, é algo possível. E você não precisa ganhar na loteria ou fundar o próximo Facebook para conseguir esse feito. Muita gente comum consegue isso. Assim, a colunista do site Business Insider Kathleen Elkins aponta nove coisas para se fazer aos 20 anos para se tornar um milionário aos 30. O InfoMoney compilou algumas dessas principais coisas para você fazer e conseguir chegar aos sete dígitos na conta bancária.

Você investe bem seu dinheiro? Faça o teste agora

Um dos principais tópicos apontados pela colunista é “poupe para investir e não apenas por poupar”. Ela cita o empresário Grant Cardone, que foi de falido aos 21 anos para milionário aos 30: “A única razão para poupar dinheiro é investir. Coloque seu dinheiro poupado em contas seguras e intocáveis. Nunca use essas contas para nada, nem em uma emergência”, escreve. A colunista ainda comenta que investir não é algo tão complicado ou assustador quanto fazemos parecer.

Outra coisa a se fazer é pedir ajuda. “Em um certo momento em meu negócio, eu não conseguia crescer mais até contratar pessoas chave”, escreve Daniel Ally, que ficou milionário em menos de cinco anos, aos 24 anos de idade. Isso vale, inclusive, na hora de investir, pois, com a assistência adequada, é possível fazer aplicações financeiras muito mais adequadas, rentáveis e seguras.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ser decisivo é outro conselho da colunista. Ela cita frase de Tucker Hughes, que ficou milionário aos 22: “evite fadiga nas decisões”. “Atenção é um recurso finito e pode ser um gargalo na produtividade”, continua. O conselho é, então, conservar as energias tomando decisões que possam ser revistas rapidamente e planejar ações recorrentes que possam ser tomadas no piloto automático.

Outro conselho da colunista é saber quando tomar riscos e agir de acordo com eles. Ela menciona, novamente, um comentário de Daniel Ally: “antes de atingir os sete dígitos, você deve tomar muitos riscos. Tomar riscos requer muita fé em você e nos outros, mas precisa ser feito”. Isso vale também para investimentos. Tomar riscos no momento certo pode significar ter bastante lucro no longo prazo.

Investir em você mesmo é mais uma coisa a se fazer para atingir essa meta ambiciosa. Kathleen cita Hughes mais uma vez: “leia ao menos 30 minutos por dia, ouça podcasts relevantes enquanto dirige e siga mentores vigorosamente”. Para o milionário, é importante que você saiba conversar sobre variados assuntos, desde finanças e política até esportes, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra