Veja o que aprender com o último investimento de Warren Buffett

O Oráculo de Omaha é o maior investidor da atualidade

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Warren Buffett é o maior investidor do mundo na atualidade, servindo como fonte de inspiração para investidores em todo mundo. Uma de suas estratégias mais conhecidas é a de comprar papéis a um preço mais baixo e vender quando estão valorizados. O colunista do site Marketwatch Mitch Tuchman mostra um exemplo prático de como o Oráculo de Omaha aplica sua filosofia.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Recentemente, ele investiu cerca de US$ 1 bilhão no setor de petróleo, que não está em seu melhor momento, atualmente. O colunista explica que Buffett sempre escolhe papéis de valor, que estão a um patamar muito barato e que aplicou em uma refinaria, que pode se beneficiar mesmo que o preço do petróleo siga em queda.

Tuchman explica que, se a maior parte dos investidores teme alguma ação e sai dela, existe quem vai encontrar valor para comprá-las. Isso significa que devemos comprar a ação que Buffett comprou, da refinaria Phillips 66? Não.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que o colunista aponta é que existe uma estratégia em comprar ações que tiveram seu preço em queda, mas não seu valor. “Compre o que é feio” é um grande mantra, mas requer atenção e tempo, aponta o colunista. O investidor deve saber precificar as empresas e comprar em momentos de extremo valor.

No entanto, essa estratégia deve combinar diversificação, na opinião de Tuchman. O investidor deve diversificar em vários mercados, títulos e, inclusive, em papéis no exterior, na visão do colunista. Além disso, rebalancear os investimentos periodicamente pode capturar ganhos automaticamente.

Você deveria pensar como Buffett? A menos que você tenha todo conhecimento dele, não, não deveria. Você deveria comprar mercados em momentos de baixa e rebalancear com disciplina? Absolutamente, acredita Tuchman.

Continua depois da publicidade

O colunista relata que o próprio Oráculo de Omaha já disse que fundos de índice baratos são a solução para quase todos investidores. “Compre barato, venda caro. Realmente não fica mais simples que isso. Um portfólio balanceado e de baixo custo consegue trazer isso e mais”, encerra.

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra